Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14037| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Decomposição de Benders para o problema da entrega compartilhada (crowdshipping) |
| Autor(es): | CARLOS EDUARDO DA SILVA TRINDADE |
| Primeiro orientador: | EDNA AYAKO HOSHINO |
| Resumo: | O crescimento do comércio eletrônico tem intensificado a demanda por soluções eficientes de entrega na última milha, impulsionando o interesse por modelos logísticos fundamentados na economia compartilhada. Entre essas abordagens, destaca-se o employee-based crowdshipping, no qual funcionários realizam entregas no trajeto para suas residências após o expediente. Este trabalho aborda o problema de associação entre demanda e oferta nesse contexto, considerando restrições operacionais como capacidade dos veículos, desvio máximo permitido e ganho mínimo esperado pelos funcionários. Para sua resolução, implementa-se um algoritmo exato proposto na literatura, fundamentado na lógica de Decomposição de Benders. Complementarmente, desenvolve-se uma meta-heurística GRASP (Greedy Randomized Adaptive Search Procedure) para a geração de soluções iniciais de alta qualidade, em substituição à Heurística Gulosa originalmente sugerida. Experimentos computacionais são realizados com instâncias disponibilizadas na literatura, a fim de comparar o desempenho entre as abordagens. Os resultados demonstram que a meta-heurística GRASP produz soluções iniciais superiores, configurando-se como uma alternativa mais robusta e eficaz para o problema de employee-based crowdshipping. |
| Abstract: | The growth of e-commerce has intensified the demand for efficient last-mile delivery solutions, driving interest in logistics models based on the sharing economy. Among these approaches, employee-based crowdshipping stands out, in which employees perform deliveries along their commute home after work. This study addresses the demand–supply matching problem within this context, considering operational constraints such as vehicle capacity, maximum allowable deviation, and minimum expected compensation for employees. To solve the problem, an exact algorithm from the literature based on Benders Decomposition is implemented. Additionally, a GRASP (Greedy Randomized Adaptive Search Procedure) metaheuristic is developed to generate high-quality initial solutions, replacing the Greedy Heuristic originally proposed. Computational experiments are conducted using benchmark instances from the literature to compare the performance of both approaches. The results show that the GRASP metaheuristic consistently produces superior initial solutions, establishing it as a more robust and effective alternative for the employee-based crowdshipping problem. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14037 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Ciência da Computação - Bacharelado (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 31676.pdf | 439,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

