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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14028| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Biomas em Perigo: A Missão Espacial do Universo do Jogo EcoBrasil Aventura |
| Autor(es): | MARCUS VINÍCIUS BORGES GAJOZO |
| Primeiro orientador: | ANDERSON CORREA DE LIMA |
| Resumo: | Com o avanço das mudanças climáticas, aprender sobre os perigos que ameaçam os biomas brasileiros torna-se essencial para a formação ambiental de crianças e jovens. Este artigo apresenta o "EcoBrasil Aventura", um jogo sério em 3D no qual cada fase representa um dos seis biomas brasileiros. Sua interface foi construída com base em recomendações de design para jogos infantis e inspirada em outros jogos educativos da mesma faixa etária. A missão do jogador é responder a quizzes que ensinam maneiras de preservar cada bioma. O público-alvo é composto por estudantes do ensino básico a partir de 10 anos. A avaliação heurística, realizada por especialistas em desenvolvimento de jogos, validou a alta consistência visual e a usabilidade da interface. Contudo, os resultados também evidenciaram oportunidades de melhoria. A literatura indica que ainda há poucas iniciativas de jogos direcionados à educação ambiental, o que evidencia a contribuição do "EcoBrasil Aventura" para ampliar a aprendizagem e o debate sobre o tema, especialmente em um contexto marcado pela relevância da COP 30 no Brasil. |
| Abstract: | With the advancement of climate change, learning about the dangers threatening Brazilian biomes becomes essential for the environmental education of children and youth. This paper presents "EcoBrasil Aventura", a 3D serious game in which each level represents one of the six Brazilian biomes. Its interface was built based on design guidelines for children's games and inspired by other educational games targeting the same age group. The player's mission is to answer quizzes that teach ways to preserve each biome. The target audience consists of basic education students aged 10 and older. A heuristic evaluation, conducted by game development experts, validated the high visual consistency and usability of the interface. However, the results also highlighted opportunities for improvement. The literature indicates that there are still few game initiatives aimed at environmental education, which emphasizes the contribution of "EcoBrasil Aventura" to expanding learning and debate on the subject, especially in a context marked by the relevance of COP 30 in Brazil. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14028 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Sistemas de Informação - Bacharelado (FACOM) |
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