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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DEPOIS DA ABOLIÇÃO: A REPRESENTAÇÃO DO SOFRIMENTO DOS AGREGADOS EM OBRAS DE MONTEIRO LOBATO
Autor(es): HIAGO JOSÉ MARTINES DA SILVA
Primeiro orientador: JOSE ALONSO TORRES FREIRE
Resumo: Este trabalho analisa a representação dos agregados, herdeiros dos efeitos da abolição da escravidão, nas obras de Monteiro Lobato, autor fundamental para a formação de leitores brasileiros no século XX. O estudo tem como objetivo compreender como os personagens marginalizados aparecem em contos como “Negrinha”, “O Jardineiro Timóteo” e “Os negros”, buscando evidenciar a postura crítica do autor diante das desigualdades sociais do período pós-abolicionista. A pesquisa adota método analítico-interpretativo, apoiando-se em referencial teórico de estudiosos do Modernismo, como Wilson Martins e Alfredo Bosi, e da crítica literária, como Antônio Candido e Marisa Lajolo. A análise dos textos revela que as narrativas se situam no início do século XX e apresentam personagens em situações de opressão, mas tratadas com empatia e solidariedade narrativa, refletindo a atenção do escritor às consequências sociais da escravidão. Observa-se, ainda, que Monteiro Lobato valorizou escritores negros, como Lima Barreto, cujo romance “Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá”, fora editado por ele. Conclui-se que sua produção literária manifesta uma visão crítica e sensível das desigualdades históricas brasileiras, afastando interpretações simplistas sobre sua postura social e revelando a complexidade do pensamento do autor.
Abstract: El trabajo analiza la representación de los agregados, herederos de los efectos de la abolición de la esclavitud, en las obras de Monteiro Lobato, autor fundamental para la formación de los lectores brasileños en el siglo XX. El estudio tiene como objetivo comprender cómo aparecen personajes marginados en cuentos como "Negrinha", "O Jardineiro Timóteo" y "Os negros", buscando resaltar la postura crítica del autor frente a las desigualdades sociales del período post-abolicionista. La investigación adopta un método analítico-interpretativo, basado en el marco teórico de estudiosos del Modernismo, como Wilson Martins y Alfredo Bosi, y de la crítica literaria, como Antônio Candido y Marisa Lajolo. El análisis de los textos revela que las narraciones están ambientadas a principios del siglo XX y presentan personajes en situaciones de opresión, pero tratados con empatía y solidaridad narrativa, reflejando la atención del escritor a las consecuencias sociales de la esclavitud. También se observa que Monteiro Lobato valoraba a escritores negros, como Lima Barreto, cuya novela “Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá”, había sido editada por él. Se concluye que su producción literaria manifiesta una visión crítica y sensible de las desigualdades históricas brasileñas, alejándose de interpretaciones simplistas de su postura social y revelando la complejidad de su pensamiento.
Palavras-chave: Literatura Brasileira
agregados
representação
Monteiro Lobato.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14000
Data do documento: 2025
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