Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13972| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | MEDIAÇÃO CULTURAL EM ESPAÇOS CULTURAIS: análise de uma experiência prática no Centro Cultural José Octávio Guizzo |
| Autor(es): | RAFAELA SANTOS GONÇALVES |
| Primeiro orientador: | ROZANA VANESSA FAGUNDES VALENTIM DE GODOI |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga as estratégias de mediação cultural em espaços expositivos, tendo como objeto de análise a experiência prática desenvolvida durante a exposição "Sofrência", realizada no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande-MS, no período de setembro a outubro de 2024. A pesquisa tem como objetivo geral investigar e pensar estratégias de mediação artística que favoreçam o acolhimento, a escuta e a participação de diferentes públicos, articulando referenciais teóricos contemporâneos e experiências práticas. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, fundamentada na análise da experiência vivenciada como mediadora cultural na exposição mencionada, complementada por revisão bibliográfica sobre mediação cultural e educação em espaços não-formais. O referencial teórico baseia-se em autores como Teixeira Coelho (1997), Mirian Celeste Martins (2017), Bernard Darras (2009), Paulo Freire (2019) e Ana Mae Barbosa (2019), entre outros. Os resultados demonstram que a mediação cultural, quando fundamentada na abordagem construtivista e dialógica, contribui efetivamente para a democratização do acesso à cultura, promovendo experiências estéticas significativas e fortalecendo o papel dos espaços culturais como territórios de encontro e construção coletiva de sentidos. A pesquisa evidencia ainda que o mediador cultural desempenha função essencial na relação entre público e obra, atuando não como transmissor de conhecimentos pré-estabelecidos, mas como facilitador de processos de interpretação e apropriação cultural. As práticas mediadoras sensíveis e participativas potencializam a experiência cultural dos visitantes, contribuindo para a formação de públicos críticos e para o reconhecimento dos espaços culturais como lugares de pertencimento e transformação social. Palavras-chave: Mediação cultural; Espaços expositivos; Ensino de Arte; Democratização cultural. |
| Abstract: | This undergraduate thesis investigates cultural mediation strategies in exhibition spaces, having as its object of analysis the practical experience developed during the exhibition Sofrência, held at the Centro Cultural José Octávio Guizzo in Campo Grande, MS, from September to October 2024. The general aim of the research is to investigate and reflect on artistic mediation strategies that foster reception, attentive listening, and the participation of different audiences, articulating contemporary theoretical references with practical experiences. The methodology adopted is qualitative in nature, based on the analysis of the experience lived as a cultural mediator in the exhibition mentioned above and complemented by a bibliographic review on cultural mediation and education in non-formal learning spaces. The theoretical framework draws on authors such as Teixeira Coelho (1997), Mirian Celeste Martins (2017), Bernard Darras (2009), Paulo Freire (2019), and Ana Mae Barbosa (2019), among others. The results demonstrate that cultural mediation, when grounded in a constructivist and dialogic approach, effectively contributes to the democratization of access to culture, promoting meaningful aesthetic experiences and reinforcing cultural spaces as territories of encounter and collective construction of meaning. The research also shows that the cultural mediator plays an essential role in the relationship between the public and the artwork, acting not as a transmitter of predetermined knowledge, but as a facilitator of processes of interpretation and cultural appropriation. Sensitive and participatory mediation practices enhance visitors’ cultural experiences, contributing to the formation of critical audiences and to the recognition of cultural spaces as places of belonging and social transformation. Keywords: Cultural mediation; Exhibition spaces; Art education; Cultural democratization. |
| Palavras-chave: | Mediação cultural Espaços expositivos Ensino de Arte Democratização cultural. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13972 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Artes Visuais - Licenciatura (FAALC) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 32850.pdf | 13,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

