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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da relação entre turno e área de conhecimento com o desempenho acadêmico na FACOM
Autor(es): ANA CLARA BASTOS MORAES
Primeiro orientador: FABIO HENRIQUE VIDUANI MARTINEZ
Resumo: Este estudo analisou o desempenho acadêmico de estudantes da Faculdade de Compu- tação (FACOM) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) ao longo de 14 anos (2010-2024), relacionando-o com os turnos de oferta das disciplinas (matutino, vespertino e noturno) e as áreas de conhecimento. Utilizando uma base de dados com mais de 228 mil registros e matrículas, a pesquisa destacou que o impacto do horário sobre o rendimento é complexo e condicionado pela natureza das disciplinas e fato- res contextuais, como a dificuldade das áreas e a frequência dos alunos. O bloco de Matemática (INMA) mostrou média de notas consistentemente mais baixas e maior taxa de reprovação, independentemente do turno. A reprovação no turno noturno ocorreu majoritariamente por falta, sugerindo desafios logísticos relacionados ao acú- mulo de atividades dos estudantes trabalhadores. Já no turno matutino, o primeiro horário apresentou desempenho inferior, indicando desafios adaptativos. Esses resul- tados indicam que a organização dos horários deve considerar tanto a complexidade das disciplinas quanto os contextos individuais dos estudantes para melhor apoio e permanência acadêmica.
Abstract: This study analyzed the academic performance of students at the Computing Faculty (FACOM) of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) over 14 years (2010-2024), relating it with course offering shifts (morning, afternoon, and evening) and areas of knowledge. Using a dataset with over 228,000 enrollment records, the research highlighted that the impact of class schedules on academic performance is complex and influenced by discipline nature and contextual factors, such as area dif- ficulty and student attendance. The Mathematics block (INMA) consistently showed lower average grades and higher failure rates regardless of the shift. Evening shift failures were predominantly due to absences, suggesting logistical challenges related to students’ workload outside university. The morning shift’s first class showed lower performance, indicating adaptive challenges. These results suggest that scheduling should consider both discipline complexity and students’ individual contexts to en- hance academic support and retention.
Palavras-chave: Desempenho Acadêmico
Turnos de Oferta
Ensino Superior
Áreas de Conhecimento.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13970
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Ciência da Computação - Bacharelado (FACOM)

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