Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13968Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | GABRIELA FERREIRA DOS SANTOS | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-08T03:01:08Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-08T03:01:08Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13968 | - |
| dc.description.abstract | The present study aims to investigate humanizing literacy as an approach that understands writing as a social, cultural, and mediating practice of human relations. We adopted a qualitative and exploratory research design, based on bibliographic analysis, documents from the Humanizing Literacy Center (NAHum), and semi-structured interviews with researchers Dagoberto Buim Arena and Stela Miller. The study analyzed how this perspective can be incorporated into current teaching practices and what contributions it offers to the teaching of reading and writing in the early years of schooling. The results indicate that humanizing literacy contrasts with traditional methods focused on decoding, as it values meaning, the social function of texts, and children’s authorship. We highlight that pedagogical practices involving real genres, collective writing projects, and attentive listening promote autonomy, engagement, and critical understanding, strengthening bonds between school, family, and community. As limitations, we point out the absence of classroom observations and the small number of participants. For future research, we suggest expanding the investigation to different school contexts. We conclude that to teach literacy in a humanizing way means to form critical and culturally participatory subjects. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização Humanizadora | - |
| dc.subject | Escrita | - |
| dc.subject | Leitura | - |
| dc.subject | Métodos. | - |
| dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.title | ALFABETIZAR COM SENTIDO E SIGNIFICADO: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA HUMANIZADORA NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo tem por objetivo investigar a alfabetização humanizadora como abordagem que compreende a escrita como prática social, cultural e mediadora das relações humanas. Adotamos uma pesquisa qualitativa e exploratória, fundamentada em análise bibliográfica, documentos do Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum) e entrevistas semiestruturadas com os pesquisadores Dagoberto Buim Arena e Stela Miller. O estudo analisou como essa perspectiva pode ser inserida nas práticas docentes atuais e quais contribuições oferece para o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais da escolarização. Os resultados indicam que a alfabetização humanizadora se contrapõe a métodos tradicionais centrados na decodificação, por valorizar o sentido, a função social dos textos e a autoria das crianças. Evidenciamos que práticas pedagógicas com gêneros reais, projetos coletivos de escrita e escuta sensível promovem autonomia, engajamento e compreensão crítica, fortalecendo vínculos entre escola, família e comunidade. Como limites, destacamos a ausência de observações em sala de aula e o número reduzido de participantes. Sugerimos, para pesquisas futuras, ampliar a investigação para diferentes contextos escolares. Concluímos que alfabetizar de forma humanizadora significa formar sujeitos críticos e culturalmente participativos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 34533.pdf | 356,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

