Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13964| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O CUIDADO QUE CONSTRÓI: UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA SOBRE O PAPEL DO EDUCADOR (A) DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA |
| Autor(es): | MARY EMANOELE DO NASCIMENTO MESSIAS |
| Primeiro orientador: | CAROLINI CASSIA CUNHA BEZERRA |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender o papel do/a educador/a da educação infantil na constituição da subjetividade da criança, à luz dos fundamentos da psicanálise. A escolha do tema por sua relevância social e acadêmica de discutir o espaço educativo como um campo de formação psíquica e relacional. Diante do crescente reconhecimento da educação infantil como etapa fundamental do desenvolvimento humano, torna-se importante refletir sobre a função simbólica do educador, que ultrapassa o ensino formal e se inscreve como presença estruturante na vida emocional das crianças. A pesquisa, de natureza teórica, baseia-se em autores como Sigmund Freud (1856-1939), Donald Winnicott (1896-1971) e Jacques Lacan (1901-1981). A partir das contribuições desses autores articuladas à prática educativa, foi possível compreender como os conceitos psicanalíticos podem ser aplicados ao cotidiano da educação infantil, evidenciando o papel do educador como mediador das primeiras experiências simbólicas e afetivas da criança. Além disso, o estudo propôs indicações práticas ao educador, com base no Instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), que possibilita a leitura sensível das manifestações subjetivas infantis e favorece a escuta e o acolhimento no contexto escolar. Conclui-se que a educação infantil constitui um espaço privilegiado de subjetivação, no qual o educador, ao sustentar uma presença ética e sensível, contribui significativamente para o desenvolvimento integral da criança e para a construção de sua subjetividade. |
| Abstract: | This work aims to understand the role of the early childhood educator in the constitution of the child's subjectivity, in light of the fundamentals of psychoanalysis. The theme was chosen for its social and academic relevance in discussing the educational space as a field of psychic and relational formation. Given the growing recognition of early childhood education as a fundamental stage of human development, it becomes important to reflect on the symbolic function of the educator, which goes beyond formal teaching and is inscribed as a structuring presence in the emotional life of children. The research, of a theoretical nature, is based on authors such as Sigmund Freud (1856-1939), Donald Winnicott (1896-1971), and Jacques Lacan (1901-1981). From the contributions of these authors articulated with educational practice, it was possible to understand how psychoanalytic concepts can be applied to the daily life of early childhood education, highlighting the educator's role as a mediator of the child's first symbolic and affective experiences. Furthermore, the study proposed practical guidelines for educators, based on the Clinical Indicators of Risk for Child Development (IRDI) instrument, which allows for a sensitive reading of children's subjective manifestations and promotes listening and acceptance in the school context. It concludes that early childhood education constitutes a privileged space for subjectivation, in which the educator, by maintaining an ethical and sensitive presence, contributes significantly to the child's integral development and the construction of their subjectivity. |
| Palavras-chave: | Psicanálise Educação Infantil Subjetividade. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13964 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Psicologia - Bacharelado (CPAN) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 29381.pdf | 451,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

