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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13907| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE UM ESTÁGIO CONVERSOR ENTRELAÇADO PARA O CARREGAMENTO DE BATERIAS |
| Autor(es): | LARYSSA DUARTE ALVES |
| Primeiro orientador: | MOACYR AURELIANO GOMES DE BRITO |
| Resumo: | Diante do desafio global de descarbonização do setor de transportes, impulsionado por compromissos climáticos como o Acordo de Paris e a Política Nacional sobre Mudança do Clima, os veículos elétricos (VEs) emergem como alternativa crucial. No entanto, a viabilidade técnica e econômica desta transição depende criticamente do desenvolvimento de infraestrutura de carregamento eficiente e confiável. Este trabalho aborda essa problemática através da análise e simulação de um conversor Buck entrelaçado de duas fases para carregadores de VEs de Nível 2. Desenvolvido para operar em 7,5 kW, o conversor foi projetado no MATLAB/Simulink com duas estratégias de controle de corrente - global e por célula - visando superar os desafios de eficiência, distribuição térmica e qualidade de energia inerentes aos carregadores de alta corrente. Os resultados demonstraram que a topologia entrelaçada, aliada ao controle por célula, proporciona regulação precisa da corrente de saída em 18 A com reduzida ondulação, resposta transitória otimizada e melhor distribuição de perdas, validando sua aplicação como solução tecnológica para infraestruturas de carregamento que aliam desempenho, confiabilidade e contribuição para a mobilidade sustentável. |
| Abstract: | Faced with the global challenge of decarbonizing the transport sector, driven by climate commitments such as the Paris Agreement and the National Policy on Climate Change, electric vehicles (EVs) emerge as a crucial alternative. However, the technical and economic viability of this transition critically depends on the development of efficient and reliable charging infrastructure. This work addresses this problem through the analysis and simulation of a two-phase interleaved Buck converter for Level 2 EV chargers. Designed to operate at 7.5 kW, the converter was modeled in MATLAB/Simulink with two current control strategies - global and cell-based - aiming to overcome the challenges of efficiency, thermal distribution, and power quality inherent to high-current chargers. The results demonstrated that the interleaved topology, combined with cell control, provides precise output current regulation at 18 A with reduced ripple, optimized transient response, and better loss distribution, validating its application as a technological solution for charging infrastructures that combine performance, reliability, and contribution to sustainable mobility. |
| Palavras-chave: | Conversores entrelaçados Modelos de simulação Veículos elétricos Controle de Corrente. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13907 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Engenharia Elétrica - Bacharelado (FAENG) |
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