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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13868| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | ENTRE GRADES E POSSIBILIDADES, O PROJETO DE VIDA COMO ESTRATÉGIA PSICOLÓGICA NO CONTEXTO CARCERÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
| Autor(es): | JOÃO VITOR DOS SANTOS |
| Primeiro orientador: | ANA CLAUDIA DOS SANTOS |
| Resumo: | O presente trabalho trata-se do relato de uma experiência desenvolvido durante o Estágio Obrigatório IB e IIB: Ênfase em Psicologia e Processos Educativos, de Proteção Social e de Desenvolvimento do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) , realizado em uma penitenciária masculina de segurança média no ano de 2024. O estudo teve como objetivo analisar a experiência de estágio obrigatório em uma penitenciária do estado de Mato Grosso do Sul, enfatizando a utilização do projeto de vida como estratégia interventiva no contexto carcerário, descrevendo o processo interventivo conduzido com sete participantes privados de liberdade, ao longo de onze encontros. Os encontros incluíram entrevistas, dinâmicas, análise de trajetórias, produção escrita e exercícios reflexivos fundamentados na Psicologia Social, buscando promover autoconhecimento, ressignificação de experiências e elaboração de perspectivas futuras. Os resultados evidenciaram que, apesar das limitações estruturais e institucionais impostas pelo cárcere, o espaço de escuta possibilitou a expressão subjetiva e o fortalecimento simbólico dos participantes, favorecendo a construção de sentidos em meio à privação de liberdade. A experiência também contribuiu para o desenvolvimento crítico-formativo do estagiário, ao articular teoria, prática e compromisso ético-político na atuação em instituições totais. Conclui-se que o projeto de vida se mostrou uma estratégia interventiva vinculada a psicológica com potencial para ampliar a autonomia simbólica, tensionar a lógica punitiva e reafirmar a centralidade dos direitos humanos na intervenção psicológica no sistema prisional. |
| Abstract: | This paper presents an account of an experience developed during the mandatory internship IB and IIB: Emphasis on Psychology and Educational, Social Protection, and Developmental Processes of the Psychology program at the Federal University of Mato Grosso do Sul, carried out in a medium-security male penitentiary in 2024. The study aimed to critically analyze psychological practice within the prison context, describing the intervention process conducted with seven incarcerated participants over eleven meetings guided by the concept of life project. The meetings included interviews, group dynamics, trajectory analysis, written productions, and reflective exercises based on Social Psychology, seeking to promote self-knowledge, the re-signification of experiences, and the development of future perspectives. The results showed that, despite the structural and institutional limitations imposed by incarceration, the space of listening enabled subjective expression and symbolic strengthening of the participants, fostering the construction of meaning amid the deprivation of freedom. The experience also contributed to the trainee’s critical-formative development by articulating theory, practice, and ethical-political commitment in the work within total institutions. It is concluded that the life project proved to be a potential psychological strategy to expand symbolic autonomy, challenge punitive logic, and reaffirm the centrality of human rights in psychological intervention in the prison system. |
| Palavras-chave: | Psicologia Sistema prisional Projeto de vida Relato de experiência Direitos humanos. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13868 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Psicologia - Bacharelado (CPAR) |
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