Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13846
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A experiência docente e o Robô Selvagem: notas sobre o ensino de arte e o currículo oculto
Autor(es): ARIELY OLIVE GOELLNER DE MELO
Primeiro orientador: PAULO CESAR ANTONINI DE SOUZA
Resumo: Esta pesquisa investiga o currículo oculto no ensino de Artes Visuais, analisando sua influência na formação docente e na prática pedagógica por meio de uma abordagem fenomenológica. O objetivo é compreender como elementos implícitos do ambiente escolar moldam a experiência docente e a mediação estética com os alunos. A metodologia baseou-se em pesquisa qualitativa com análise interpretativa da obra audiovisual O Robô Selvagem, articulando sua narrativa a conceitos filosóficos. Foram realizadas três etapas: revisão teórica sobre currículo oculto e fenomenologia, análise metafórica do filme e elaboração de uma proposta educativa. Os resultados evidenciaram que a personagem Roz simboliza o docente em um sistema pedagógico rígido, enquanto outros elementos do filme representam a dimensão sensível da aprendizagem. Constatou-se que experiências estéticas revelam aspectos ocultos do currículo, influenciando a ética e a estética na formação discente. A proposta final incentiva práticas docentes centradas na escuta, no diálogo e na abertura ao imprevisto, reforçando a construção coletiva do conhecimento. Concluiu-se que reconhecer o currículo oculto possibilita um ensino de arte mais crítico e contextualizado.
Abstract: This research investigates the hidden curriculum in Visual Arts education, analyzing its influence on teacher training and pedagogical practice through a phenomenological approach. The objective is to understand how implicit elements of the school environment shape the teaching experience and aesthetic mediation with students. The methodology was based on qualitative research with an interpretative analysis of the audiovisual work The Wild Robot, articulating its narrative with philosophical concepts. Three stages were carried out: a theoretical review on hidden curriculum and phenomenology, a metaphorical analysis of the film, and the development of an educational proposal. The results showed that the character Roz symbolizes the teacher in a rigid pedagogical system, while other elements of the film represent the sensitive dimension of learning. It was found that aesthetic experiences reveal hidden aspects of the curriculum, influencing ethics and aesthetics in student training. The final proposal encourages teaching practices centered on listening, dialogue, and openness to the unexpected, reinforcing the collective construction of knowledge. It was concluded that recognizing the hidden curriculum enables a more critical and contextualized art education.
Palavras-chave: Fenomenologia
Artes Visuais
Percepção
Metáfora
Filme de Animação
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13846
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
29900.pdf15,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.