Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13826
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FRONTEIRAS DO BRINCAR: DESAFIOS DA LUDICIDADE NAS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE CORUMBÁ-MS
Autor(es): RAIANE APARECIDA FURTADO DA SILVA
Primeiro orientador: TARISSA MARQUES
Resumo: A pesquisa, é um relato de estágio que explora a importância fundamental da ludicidade no processo de formação integral na infância, exclusivamente em relação aos alunos dos anos inicias.
Abstract: A ludicidade, compreendida como dimensão fundante da infância e forma legítima de produzir conhecimento, permanece, muitas vezes, marginalizada nas práticas escolares. No campo da alfabetização, o brincar é frequentemente tratado como pausa ou recreio, e não como parte integrante do processo de aprender. Essa visão restritiva ganha contornos ainda mais complexos quando observada em territórios de fronteira, como o município de Corumbá-MS, localizado entre Brasil e Bolívia, espaço de intensas trocas culturais, linguísticas e sociais, onde crianças brasileiras, bolivianas e de outras nacionalidades compartilham o mesmo chão educativo.
Palavras-chave: ludicidade
alfabetização
letramento
estágio supervisionado.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13826
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
31294.pdf667,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.