Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13826| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | FRONTEIRAS DO BRINCAR: DESAFIOS DA LUDICIDADE NAS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE CORUMBÁ-MS |
| Autor(es): | RAIANE APARECIDA FURTADO DA SILVA |
| Primeiro orientador: | TARISSA MARQUES |
| Resumo: | A pesquisa, é um relato de estágio que explora a importância fundamental da ludicidade no processo de formação integral na infância, exclusivamente em relação aos alunos dos anos inicias. |
| Abstract: | A ludicidade, compreendida como dimensão fundante da infância e forma legítima de produzir conhecimento, permanece, muitas vezes, marginalizada nas práticas escolares. No campo da alfabetização, o brincar é frequentemente tratado como pausa ou recreio, e não como parte integrante do processo de aprender. Essa visão restritiva ganha contornos ainda mais complexos quando observada em territórios de fronteira, como o município de Corumbá-MS, localizado entre Brasil e Bolívia, espaço de intensas trocas culturais, linguísticas e sociais, onde crianças brasileiras, bolivianas e de outras nacionalidades compartilham o mesmo chão educativo. |
| Palavras-chave: | ludicidade alfabetização letramento estágio supervisionado. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13826 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAN) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 31294.pdf | 667,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

