Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13802
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O CANTO CORAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA SOB A ÓTICA DOS ESTUDANTES E EGRESSOS DO CURSO DE MÚSICA DA UFMS
Autor(es): ERICK VINÍCIUS PAULINO MORAES
Primeiro orientador: ANA LUCIA IARA GABORIM MOREIRA
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso visa analisar a importância das disciplinas obrigatórias de Canto Coral no curso de Música da UFMS, com foco em sua relevância para a formação dos discentes. Embora a prática coral naturalmente envolva o desenvolvimento da técnica vocal, da percepção auditiva e da interpretação musical, muitos alunos acabam não refletindo sobre como essa prática influencia no seu desenvolvimento dentro de sua formação. Para responder a essa indagação, este estudo buscou compreender como a vivência e os procedimentos adotados na disciplina podem ter influência na formação acadêmica dos estudantes. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso qualitativo, utilizando questionários estruturados, aplicados a alunos que já cursaram as quatro disciplinas de Canto Coral, como também egressos do curso de Música. Os resultados visam destacar a importância dessa prática para os demais estudantes, fornecer uma reflexão sobre essa prática, bem como seu impacto no desenvolvimento de habilidades musicais e pedagógicas, sendo importante frisar que estes aspectos estão citados dentro da ementa da disciplina. Desta forma, este trabalho pretende contribuir para o debate sobre a formação musical e a prática coral, destacando seu papel no aprimoramento artístico e na preparação dos futuros licenciados em música.
Abstract: This undergraduate work aims to analyze the importance of mandatory Choral Singing courses in the Music program at UFMS, focusing on their relevance to students' academic training. Although choral practice involves the development of vocal technique, auditory perception, and musical interpretation, many students do not reflect on how this practice influences their overall education. To address this question, this study sought to understand how the experiences and methodologies adopted in the course can impact students' academic development. The research was conducted through a qualitative case study, using questionnaires administered to students who had completed all four Choral Singing courses, as well as graduates of the music program. The results aim to highlight the importance of this practice for other students, provide a reflection on its role, and examine its impact on the development of musical and pedagogical skills, which are aspects outlined in the course syllabus. Thus, this study seeks to contribute to the discussion on music education and choral practice, emphasizing its role in artistic improvement and in preparing future music educators.
Palavras-chave: Canto coral
formação acadêmica
formação musical.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13802
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Música - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
34535.pdf3,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.