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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13768| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Uso da Inteligência Artificial como ferramenta educacional no ensino de Enfermagem: |
| Autor(es): | FERNANDA DANIELE DA SILVA OLIVEIRA |
| Primeiro orientador: | BEATRIZ MARIA JORGE |
| Resumo: | Introdução: A inteligência artificial (IA), termo concebido por John McCarthy em 1956, evoluiu de um conceito teórico para uma força transformadora em diversos campos, especialmente na saúde e na educação. Seu crescimento acelerado tem impactado o ensino superior, promovendo uma verdadeira “revolução silenciosa” na formação profissional e na prática docente. Na enfermagem, a IA desponta como ferramenta capaz de aprimorar a assistência, a precisão diagnóstica e o processo educativo, sem, contudo, substituir o papel humano e ético do enfermeiro. A integração dessa tecnologia aos ambientes acadêmicos apresenta oportunidades de personalização da aprendizagem e otimização de processos, mas também levanta desafios éticos, de privacidade e de adaptação profissional. Objetivo: Mapear o conhecimento científico sobre o uso da Inteligência Artificial no ensino de Enfermagem. Método: Revisão do tipo Scoping Review conforme o Reviewer’s Manual for Scoping Reviews proposto pela JBI, utilizando a estratégia PCC (Population, Concept e Context), para a construção de pergunta de pesquisa e busca nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Periódicos CAPES, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILAC) via Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Para cada item da estratégia de busca, foram utilizados descritores e/ou sinônimos encontrados nas plataformas de Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Headings: Inteligência Artificial (Artificial Intelligence) e Educação em Enfermagem (Education and Nursing). Resultados e discussão: O processo de seleção dos artigos iniciou-se com 1.866 publicações importadas, as quais a amostra final para análise na íntegra contou com 66 artigos, ao qual somente 19 compuseram a amostra final. A maioria dos estudos apresentou abordagem qualitativa ou quantitativa, com destaque para pesquisas realizadas no Oriente Médio e na Ásia. Houve aumento expressivo de publicações em 2025, representando 63,1% da amostra. A análise temática revelou seis categorias principais, sendo mais frequentes as percepções de estudantes e docentes sobre a adoção da IA e os estudos sobre frameworks curriculares. Apenas um artigo tratou de forma estruturada questões éticas, de integridade e governança. Conclusões: Apesar do potencial da IA para aprimorar o ensino e a prática clínica, persistem desafios éticos e estruturais, como a proteção de dados e a falta de preparo digital. Sua adoção deve ocorrer de forma crítica e ética, preservando a qualidade e a humanização do cuidado. |
| Abstract: | Introduction: Artificial Intelligence (AI), a term coined by John McCarthy in 1956, has evolved from a theoretical concept into a transformative force across multiple fields, particularly in health and education. Its rapid growth has significantly impacted higher education, fostering a true “silent revolution” in professional training and teaching practice. In nursing, AI emerges as a powerful tool to enhance care delivery, diagnostic accuracy, and educational processes, while preserving the ethical and human roles of nurses. The integration of this technology into academic settings offers opportunities for personalized learning and process optimization but also raises ethical, privacy, and professional adaptation challenges. Objective: To map the scientific knowledge regarding the use of Artificial Intelligence in nursing education. Method: A scoping review was conducted following the Reviewer’s Manual for Scoping Reviews proposed by JBI, using the PCC (Population, Concept and Context) strategy to construct the research question. The search was carried out in the databases National Library of Medicine (PubMed), CAPES Journals, and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) through the Virtual Health Library (VHL). For each item in the search strategy, descriptors and/or synonyms found in the Health Sciences Descriptors and Medical Subject Headings platforms were used: Artificial Intelligence and Education and Nursing. Results and Discussion: The article selection process began with 1,866 imported publications. After applying inclusion criteria, 66 articles were fully analyzed, and 19 were included in the final sample. Most studies adopted qualitative or quantitative approaches, with a predominance of research from the Middle East and Asia. A significant increase in publications was observed in 2025, representing 63.1% of the sample. Thematic analysis identified six main categories, with the most frequent being students’ and educators’ perceptions of AI adoption and studies on curricular frameworks. Only one article addressed ethical, integrity, and governance issues in a structured manner. Conclusions: Despite AI’s potential to enhance education and clinical practice, ethical and structural challenges remain, such as data protection and limited digital preparedness. Its adoption should occur critically and ethically, ensuring the preservation of care quality and humanization. |
| Palavras-chave: | Inteligência artificial revisão de escopo educação em enfermagem. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13768 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Enfermagem - Bacharelado (CPTL) |
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