Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13752
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ESTÉTICA NA NOTÍCIA: um olhar sobre escolhas de comunicação visual na Revista Capricho
Autor(es): GABRIELLA COUTO ZAHRAN
Primeiro orientador: RAFAELLA LOPES PEREIRA PERES
Resumo: Este trabalho é uma monografia de conclusão de curso, que busca descrever a evolução estética da Revista Capricho, com o intuito de mostrar como ela se adaptou às novas demandas visuais e às mudanças no comportamento do público-alvo no decorrer das diferentes gerações abarcadas. O estudo analisou quatro edições impressas da Revista Capricho, publicadas durante os anos de 1993, 2004, 2014 e 2024, para identificar as escolhas visuais e de Design Editorial, realizadas para estruturar o texto jornalístico e interessar/atrair a leitora e o leitor adolescentes. Observa e identifica as escolhas tipográficas, cromáticas, de estilo de imagens (ilustrações e fotografias) ao longo do tempo e, o possível impacto que essa visualidade pode ter no público-alvo e no sucesso da revista nesses anos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, que envolve a observação, identificação, categorização e análise comparativa das edições selecionadas, levando em conta os contextos históricos e sociais de cada edição. A partir desta observação e identificação foi realizada uma análise qualitativa que permitiu entender, em partes, como o Design Editorial e a organização visual da revista contribuíram para a construção da identidade da publicação e da relação com o público, neste caso em especial, o público jovem de distintas gerações.
Abstract: This monograph aims to describe the aesthetic evolution of Revista Capricho, seeking to demonstrate how the magazine adapted to new visual demands and to the changing behaviors of its target audience across different generations. The study analyzed four printed editions of Capricho, published in 1993, 2004, 2014, and 2024, in order to identify the visual and editorial design choices employed to structure journalistic content and to attract and engage adolescent readers. It examines and identifies typographic, chromatic, photographic, and illustrative choices over time, as well as the possible impact of these visual strategies on the magazine’s audience and on its success during the selected years. The methodology adopted was the case study approach, involving the observation, identification, classification, and comparative analysis of the chosen editions, while considering the historical and social contexts of each publication. Based on these observations, a qualitative analysis was carried out, enabling an understanding of how editorial design and visual organization contributed to building the magazine’s identity and shaping its relationship with its audience — in this case, young readers from distinct generations.
Palavras-chave: Jornalismo
Jornalismo Visual
Design Editorial
Design de revista
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13752
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Jornalismo - Bacharelado (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
16598.pdf80,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.