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dc.creatorMARIA VICTORIA FREITAS SILVA SOUZA-
dc.date.accessioned2025-12-03T23:08:10Z-
dc.date.available2025-12-03T23:08:10Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13722-
dc.description.abstractLearning difficulties constitute a recurring demand in Brazilian school networks, often associated with referrals for support services and psychological assessment. In this context, the present study aimed to evaluate possible discrepancies between school complaints and the cognitive performance of children referred by the Educational Support Network of the municipality of Paranaíba, Mato Grosso do Sul. The participants were school-aged children, without a defined clinical diagnosis, who presented learning difficulties reported by teachers. For the assessment, the WISC-IV was used as a cognitive screening instrument, allowing the identification of possible weaknesses across different cognitive domains. The test was administered individually, following the technical parameters described in the test manual. The results underwent computerized scoring and were comparatively analyzed alongside the complaints reported by the educational institutions, enabling a broader understanding of the children’s needs. The data revealed mean scores below expectations across all factor indexes, particularly in Processing Speed and Working Memory, which showed the most significant impairments and suggested potential impacts on academic performance, especially in reading, writing, and logical-mathematical reasoning. Although the study did not have diagnostic purposes, it was observed that, while cognitive difficulties were present, they are not isolated determinants of academic performance, as they are influenced by various factors within the biopsychosocial context. It is concluded that cognitive screening is an essential resource in the field of school psychological assessment, enabling a more accurate recognition of individual needs and supporting more appropriate pedagogical and psychological interventions, thereby contributing to more inclusive and effective educational practices.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPalavras-chave: Aprendizagem-
dc.subjectAvaliação Psicológica-
dc.subjectRastreio Cognitivo-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleAvaliação Psicológica no Contexto Escolar: Rastreio de queixas de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1LUANA GRASIELE LUCA-
dc.description.resumoAs dificuldades de aprendizagem configuram-se como uma demanda recorrente nas redes escolares brasileiras, frequentemente associadas a encaminhamentos para serviços de apoio e avaliação psicológica. Nesse cenário, o presente estudo teve como objetivo avaliar as possíveis discrepâncias entre as queixas escolares e o desempenho cognitivo de crianças encaminhadas pela Rede de Apoio Educacional do município de Paranaíba - Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa crianças em idade escolar, sem diagnóstico clínico definido, que apresentavam dificuldades de aprendizagem relatadas por professores. Para a avaliação, foi utilizado o WISC-IV como instrumento de rastreio cognitivo, permitindo a identificação de possíveis fragilidades em diferentes domínios cognitivos. A aplicação foi realizada individualmente, seguindo os parâmetros técnicos descritos no manual do teste. Os resultados obtidos passaram por correção informatizada e foram analisados de forma comparativa com as queixas apresentadas pelas instituições de ensino, possibilitando uma leitura mais ampla sobre as demandas das crianças. Os dados revelaram médias inferiores ao esperado em todos os índices fatoriais, especialmente nos índices de velocidade de processamento e memória operacional, que indicaram maiores comprometimentos, sinalizando assim possíveis impactos no desempenho escolar, principalmente nas áreas de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático. Salientando que a pesquisa não teve função diagnóstica, ainda observou-se que, embora as dificuldades cognitivas estivessem presentes, elas não são determinantes isoladas do desempenho acadêmico, sendo influenciadas por fatores diversos do contexto biopsicossocial. Conclui-se que o rastreio cognitivo se configura como um recurso essencial no campo da avaliação psicológica escolar, possibilitando o reconhecimento mais preciso das necessidades individuais e subsidiando intervenções pedagógicas e psicológicas mais adequadas, contribuindo para práticas educativas mais inclusivas e efetivas.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Psicologia - Bacharelado (CPAR)

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