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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização de Chain-of-Thought Prompting para classificação de questões da OBI
Autor(es): DAVI QUEIROZ RODRIGUES
RODRIGO SEITI KOGA KIKUTA
Primeiro orientador: AMAURY ANTONIO DE CASTRO JUNIOR
Resumo: A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), em sua modalidade iniciação, avalia a capacidade de resolução de problemas de lógica de estudantes do ensino básico; contudo, o material recomendado pelos organizadores contemplam edições antigas da competição, o que pode comprometer a preparação para as provas mais recentes. Este trabalho investiga se as classes e tipos definidas no material recomendado permanecem adequadas às edições atuais da OBI, além de analisar com técnicas modernas de prompting, em especial o Chain-of-Thought}(CoT), podem auxiliar na classificação automática dessas questões. A metodologia envolveu uma avaliação das provas e questões, seguida da escrita de diferentes prompts de forma incremental aplicados ao modelo GPT-4o, partindo de abordagens zero-shot e one-shot até versões com raciocínio explícito. Os resultados indicam que as categorias propostas no material de estudo continuam adequadas às provas mais recentes e evidenciam o potencial do CoT prompting como ferramenta de apoio para análises educacionais e desenvolvimento de sistemas de classificação automática de questões. A principal contribuição deste trabalho é a documentação de uma metodologia de escrita de prompt que pode ser utilizada como referência para futuros trabalhos de classificação com modelos de linguagem de larga escala (LLM).
Abstract: The Brazilian Informatics Olympiad (OBI), in its initiation category, evaluates the logical problem-solving abilities of basic education students; however, the study material recommended by the organizers is based on older editions of the competition, which may compromise preparation for more recent exams. This work investigates whether the classes and types defined in the recommended material remain adequate for current editions of the OBI, and analyzes how modern prompting techniques, especially Chain-of-Thought (CoT), can support the automatic classification of these questions. The methodology involved an evaluation of the exams and their questions, followed by the incremental development of different prompts applied to the GPT-4o model, starting from zero-shot and one-shot approaches and progressing to versions with explicit reasoning. The results indicate that the categories proposed in the study material remain suitable for recent exams and highlight the potential of CoT prompting as a support tool for educational analyses and the development of automated question classification systems. The main contribution of this work is the documentation of a prompt-writing methodology that can serve as a reference for future classification research involving Large Language Models (LLM).
Palavras-chave: OBI
LLM
Chain-of-Thoughts
Classificação
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13709
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Ciência da Computação - Bacharelado (FACOM)

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