Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13682| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DA ARTE |
| Autor(es): | TARCYSIO DE SOUZA E SILVA |
| Primeiro orientador: | JOAQUIM SERGIO BORGATO |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão do Curso em Artes Visuais — Licenciatura, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, investiga o papel da inteligência artificial (IA) no ensino da arte, à luz da Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos de educação básica. Com base em autores como Castells, Jenkins, Santaella, Kenski e Moran (cultura digital e mediação pedagógica), e Freire, Ana Mae Barbosa e Hernández (Arte-Educação), o estudo discute implicações éticas, formativas e metodológicas da IA, articulando-as às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Por meio de revisão bibliográfica qualitativa e proposição de uma sequência didática para o Ensino Médio, examinamos estratégias viáveis de integração da IA em contextos com restrição de celulares, priorizando laboratórios de informática e atividades mediadas digitalmente fora do ambiente escolar. As propostas contemplam coautoria textual com IA, análise crítica e curada de imagens/vídeos, e feedback formativo, combinadas a práticas analógicas. Os resultados indicam que a IA, quando empregada de modo ético, crítico e alinhado à BNCC, potencializa a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, sem substituir a mediação docente. A metodologia empregada é bibliográfica qualitativa e teórico-aplicada, com proposição de sequência didática. Conclui-se que a restrição legal não inviabiliza a inovação pedagógica em Artes Visuais, desde que ancorada em planejamento institucional, formação docente e políticas de equidade de acesso. |
| Abstract: | This Final Project for the Bachelor's Degree in Visual Arts at the Federal University of Mato Grosso do Sul investigates the role of artificial intelligence (AI) in art education, in light of Law No. 15,100/2025, which restricts the use of personal portable electronic devices in basic education establishments. Based on authors such as Castells, Jenkins, Santaella, Kenski, and Moran (digital culture and pedagogical mediation), and Freire, Ana Mae Barbosa, and Hernández (Art Education), the study discusses the ethical, formative, and methodological implications of AI, articulating them with Digital Information and Communication Technologies (DICT). Through a qualitative literature review and the proposal of a teaching sequence for high school, we examine viable strategies for integrating AI in contexts with cell phone restrictions, prioritizing computer labs and digitally mediated activities outside the school environment. The proposals include textual co-authorship with AI, critical and curated analysis of images/videos, and formative feedback, combined with analog practices. The results indicate that AI, when used ethically, critically, and in line with the BNCC, enhances students' creativity, critical thinking, and autonomy, without replacing teacher mediation. The methodology employed is qualitative and theoretical-applied bibliographic, with a proposed teaching sequence. It is concluded that legal restrictions do not prevent pedagogical innovation in Visual Arts, provided that. |
| Palavras-chave: | Inteligência Artificial Artes Visuais Cultura Digital Mediação Pedagógica e Lei nº 15.100/2025. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13682 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Artes Visuais - Licenciatura (FAALC) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 29623.pdf | 7,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

