Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13665
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AFETO E CUIDADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DE ESTÁGIOS
Autor(es): JÉSSICA CRISTINA FLORES VINGA
Primeiro orientador: MYRNA WOLFF BRACHMANN DOS SANTOS
Resumo: Este trabalho busca refletir sobre a importância do afeto e do cuidado na Educação Infantil, considerando tanto a dimensão teórica quanto as experiências práticas vivenciadas nos Estágios Obrigatórios do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com crianças de 1 a 5 anos. Adota uma abordagem que utiliza registros pessoais, inicialmente diários de campo, como recurso de memória e análise das experiências vividas. O texto explora como a escuta sensível, o diálogo e pequenos gestos de atenção podem favorecer vínculos afetivos e mediar o aprendizado, ao mesmo tempo em que problematiza os desafios da formação docente para desenvolver práticas pedagógicas mais atentas à dimensão emocional e relacional com as crianças. Além disso, discute situações de violência e negligência infantil observadas no contexto escolar, ressaltando a necessidade de uma postura ética, empática e responsável do professor frente a essas ocorrências. Nessa perspectiva, o trabalho enfatiza o papel do educador como agente de proteção e acolhimento, capaz de reconhecer sinais de sofrimento, promover um ambiente seguro e contribuir para o desenvolvimento integral das crianças.
Abstract: This paper seeks to reflect on the importance of affection and care in Early Childhood Education, considering both the theoretical dimension and the practical experiences gained during the compulsory internships of the Pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul, with children aged 1 to 5 years. It adopts an approach that uses personal records, initially field diaries, as a resource for memory and analysis of lived experiences. The text explores how sensitive listening, dialogue, and small gestures of attention can foster emotional bonds and mediate learning, while also addressing the challenges of teacher training to develop pedagogical practices that are more attentive to the emotional and relational dimension with children. In addition, it discusses situations of violence and child neglect observed in the school context, emphasizing the need for teachers to adopt an ethical, empathetic, and responsible attitude in the face of such occurrences. From this perspective, the work emphasizes the role of the educator as an agent of protection and care, capable of recognizing signs of suffering, promoting a safe environment, and contributing to the integral development of children.
Palavras-chave: Cuidado
Afeto
Estágios
Educação Infantil
Aprendizagem
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13665
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.