Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1365
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLondero, Rodolfo Rorato-
dc.date.accessioned2012-05-11T19:31:26Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:20Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1365-
dc.description.abstractSurgido na década de 1980, no contexto social e tecnológico norte-americano, o cyberpunk é um gênero da ficção científica que representa um futuro próximo distópico, onde corporações multinacionais governam um mundo povoado por cyborgs, tecno-marginais e drogas. Sendo assim, considerando que o gênero cyberpunk representa, fundamentalmente, a realidade norteamericana e que a noção de "influência" sempre deve ser relacionada com a situação do país receptor, a recepção do gênero cyberpunk na literatura brasileira apresenta-se como problema pertinente para uma análise aprofundada, principalmente no que tange às distinções entre a produção norte-americana e a brasileira. Entre as obras representantes do gênero cyberpunk na literatura brasileira, a escolha de Santa Clara Poltergeist (1991), de Fausto Fawcett, como estudo de caso deve-se, principalmente, à quantia de autores que a abordam em artigos e livros - Ginway (2005), Causo (1996), Lemos (1993), Tavares (1992), entre outros -, possibilitando um diálogo enriquecedor para a pesquisa. A atualidade e a importância do tema também se verifica nas discussões sobre o pós-modernismo, onde alguns autores apresentam o cyberpunk como um gênero tipicamente pós-moderno (Amaral, 2003) e outros como a suprema expressão literária do capitalismo tardio (Jameson, 2006).pt_BR
dc.description.abstractAppeared in 1980's, in North-American social and technologic context, the cyberpunk is a genre of the science fiction as represents a near and anti-utopian future, where multinationals corporations rule a world populated by cyborgs, tecno-vandals and drugs. If the cyberpunk genre represents, fundamentally, the North-American reality and the notion of "influence" ever have to be related with the situation of receptor country, the reception of the cyberpunk genre in Brazilian literature shows a pertinent problem for a deepened analysis, principally the distinctions between North-American and Brazilian production. Among the representatives works of the cyberpunk genre in Brazilian literature, we choose Santa Clara Poltergeist (1991), by Fausto Fawcett, as study of case because many authors broach that work in articles and books - Ginway (2005), Causo (1996), Lemos (1993), Tavares (1992), and others -, making a rich dialogue for this research. The actuality and the importance of the theme is verified in the discussions about the post-modernism, where some authors show the cyberpunk as typically post-modern genre (Amaral, 2003) and others as the supreme literary expression of late capitalism (Jameson, 2006).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Comparadapt_BR
dc.subjectTeoria Literáriapt_BR
dc.subjectFicção Científicapt_BR
dc.subjectGêneros Literáriospt_BR
dc.subjectPós-Modernismopt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura Norte-Americanapt_BR
dc.subjectEscritorespt_BR
dc.subjectLiterature, Comparativept_BR
dc.subjectScience Fictionpt_BR
dc.titleA recepção do gênero cyberpunk na literatura brasileira: o caso Santa Clara Poltergeistpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Edgar Cezar Nolasco dos-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodolfo Rorato.pdf861,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.