Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13619| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O grotesco como crítica social em De gados e homens, de Ana Paula Maia |
| Autor(es): | JÉSSICA SANTOS DO NASCIMENTO |
| Primeiro orientador: | IVANILDO JOSE DA SILVA |
| Resumo: | Esta pesquisa investiga o grotesco como recurso estético e crítico na literatura brasileira contemporânea, tomando o romance De gados e homens (2013), de Ana Paula Maia, como objeto de análise. A narrativa, ambientada em um matadouro, expõe a banalização da morte, a desumanização do trabalho e a precarização das vidas à margem, mobilizando uma escrita crua que combina elementos do grotesco romântico e do realismo sujo. A partir das concepções de Bakhtin (1987; 2010), Kayser (1986) e da noção de abjeto delineada por Kristeva (1980), a análise demonstra que o grotesco na obra não se limita ao choque visual, mas opera como linguagem crítica, revelando formas de violência estrutural naturalizadas no cotidiano. Os resultados evidenciam que Maia transita entre o grotesco e o abjeto para tensionar limites entre humano e inumano, denunciando a lógica de descartabilidade que atravessa corpos, relações e modos de existência. Conclui-se que a estética grotesca, na obra, constitui um instrumento de reflexão ética e crítica social, ampliando o debate sobre literatura contemporânea e suas formas de representar a violência. |
| Abstract: | This research investigates the grotesque as an aesthetic and critical resource in contemporary Brazilian literature, taking Ana Paula Maia's novel De gados e homens (2013) as its object of analysis. The narrative, set in a slaughterhouse, exposes the banalization of death, the dehumanization of labor, and the precariousness of marginalized lives, employing a raw writing style that combines elements of romantic grotesque and dirty realism. Based on the conceptions of Bakhtin (1987; 2010), Kayser (1986), and the notion of the abject as outlined by Kristeva (1980), the analysis demonstrates that the grotesque in the work is not limited to visual shock, but operates as a critical language, revealing forms of structural violence naturalized in everyday life. The results show that Maia moves between the grotesque and the abject to challenge the boundaries between human and inhuman, denouncing the logic of disposability that permeates bodies, relationships, and modes of existence. It can be concluded that the grotesque aesthetic in the work constitutes an instrument of ethical reflection and social critique, broadening the debate on contemporary literature and its ways of representing violence. |
| Palavras-chave: | Literatura Contemporânea Grotesco Abjeto Crítica social. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13619 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Letras Português - Licenciatura (CPCX) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 31299.pdf | 297,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

