Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTHALYTA CAROLINY GODOY DE OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2025-12-02T21:59:29Z-
dc.date.available2025-12-02T21:59:29Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13613-
dc.description.abstractThis Final Course Project aims to highlight the trajectory of Celeida Tostes as an artist and teacher, with emphasis on two of her artistic works: Gesto Arcaico and the Fendas Series. It seeks to analyze how the artist worked both in formal educational institutions and in community projects, especially in Morro do Chapéu Mangueira in Rio de Janeiro in 1980, where Celeida worked as a teacher in a non-formal educational setting. The study also discusses how her pedagogical practice broke with traditional teaching models, promoting a sensitive, collective, and transformative art education. Finally, a Visual Arts Teaching Course Project is presented, consisting of a sequence of fourteen lessons.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectBarro-
dc.subjectDocência-
dc.subjectExperiência-
dc.subjectComunidade.-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleCELEIDA TOSTES: SABER – FAZER – ENSINAR.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SIMONE ROCHA DE ABREU-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo destacar a trajetória de Celeida Tostes como artista e docente, com ênfaseem duas de suas obras artísticas: Gesto Arcaico e a Série Fendas, busca-se analisar como a artista atuou tanto em instituições de ensino formal quanto em projetos comunitários, especialmente no Morro do Chapéu Mangueira no Rio de Janeiro em 1980, onde Celeida atuou como professora em espaço não formal de ensino. O estudo também discute como sua prática pedagógica rompeu com os modelos tradicionais de ensino, promovendo uma educação em arte sensível, coletiva e transformadora. Por fim, apresenta-se um Projeto de Curso de ensino de artes visuais com uma sequência de quatorze aulas.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
22918.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.