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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13603| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A CRISE DE IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA E OS DESAFIOS DA TRANSIÇÃO PARA A VIDA PROFISSIONAL |
| Autor(es): | KAREN LETICIA DE RESENDE BATISTA |
| Primeiro orientador: | SILVIA MARIA BONASSI |
| Resumo: | Este trabalho propõe uma análise da adolescência sob a ótica da psicanálise, com foco na constituição da identidade e nas implicações subjetivas da escolha profissional. A adolescência é compreendida como uma fase de intensas transformações, em que o sujeito vivencia lutos simbólicos, redefinições internas e rupturas em suas referências afetivas e sociais. Autores como Freud, Erikson, Aberastury, Winnicott e Lacan, entre outros, são tomados como base teórica para compreender esse momento como um processo de reorganização psíquica e busca de sentido. A crise de identidade, segundo Erikson, não se restringe a um conflito, mas representa uma etapa fundamental para a construção de uma narrativa de si. Nesse contexto, a exigência da escolha profissional imposta precocemente pode gerar sentimentos de angústia, inadequação e incerteza. Pressões externas e expectativas familiares tendem a intensificar essas vivências, muitas vezes interferindo na autenticidade do sujeito. Nesse sentido, a psicanálise contribui para o entendimento dos mecanismos egóicos acionados nesse processo, como o “falso self” descrito por Winnicott, evidenciando a necessidade de espaços de escuta que acolham a singularidade do adolescente. Desse modo, o estudo ressalta a importância de abordagens que integrem aspectos emocionais e sociais no apoio à construção de projetos de vida mais conscientes e consistentes. |
| Abstract: | This paper proposes an analysis of adolescence from a psychoanalytic perspective, focusing on the formation of identity and the subjective implications of professional choice. Adolescence is understood as a phase of intense transformation, in which the individual experiences symbolic mourning, internal redefinitions, and ruptures in their affective and social references. Authors such as Freud, Erikson, Aberastury, Winnicott, and Lacan, among others, are used as a theoretical basis to understand this period as a process of psychic reorganization and the search for meaning. According to Erikson, an identity crisis is not limited to a conflict but represents a fundamental stage in the construction of a self-narrative. In this context, the demands of early professional choice can generate feelings of anguish, inadequacy, and uncertainty. External pressures and family expectations tend to intensify these experiences, often interfering with the individual's authenticity. In this sense, psychoanalysis contributes to the understanding of the egoic mechanisms triggered in this process, such as the "false self" described by Winnicott, highlighting the need for listening spaces that embrace the uniqueness of adolescents. Thus, the study highlights the importance of approaches that integrate emotional and social aspects in supporting the construction of more conscious and consistent life projects. |
| Palavras-chave: | Adolescência Identidade Escolha Profissional Psicanálise Subjetividade. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13603 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Psicologia - Bacharelado (CPAR) |
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