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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13579| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | BRINCAR É COISA SÉRIA: OS ASPECTOS CONTRIBUTIVOS DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR PARA O DESNVOLVIMENTO INFANTIL |
| Autor(es): | GIOVANA SILVESTRE ACOSTA MIQUELY FARIAS FRANCISCO |
| Primeiro orientador: | FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA |
| Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo destacar a “Semana Mundial do Brincar - SMB” como um movimento social, cultural e educativo que reafirma o brincar como direito fundamental da infância e prática essencial ao desenvolvimento humano. Destaca-se que, apesar de parecer simples, o ato de brincar envolve processos complexos que possibilitam à criança explorar o mundo, expressar emoções, desenvolver funções cognitivas, sociais e emocionais, além de fortalecer vínculos afetivos e comunitários. Fundamentado em autores como Vygotsky (1984); Winnicott (1975); Piaget (1975) e Kishimoto (2007), o texto evidencia que a ludicidade é uma dimensão vital da experiência humana, não sendo apenas lazer, mas elemento estruturante da infância. Ao longo da SMB, são promovidas atividades em escolas, praças, centros culturais e espaços públicos, mobilizando famílias e comunidades em torno da valorização do lúdico. Jogos, brinquedos e brincadeiras são tratados como ferramentas pedagógicas e culturais, favorecendo a criatividade, a cooperação, a socialização e a construção da identidade infantil. Além disso, este trabalho ressalta a relevância do resgate das brincadeiras tradicionais e da produção de brinquedos com materiais simples, como forma de preservar a cultura e promover a sustentabilidade. Nessa perspectiva, o ato de brincar deve ser compreendido como um direito fundamental da infância e uma dimensão constitutiva do desenvolvimento humano. Ao extrapolar os limites do entretenimento, o brincar assume relevância pedagógica, cultural e social, torna-se um espaço de aprendizagem, criação e expressão subjetiva. Assim, a valorização do lúdico configura-se como estratégia de resistência às dinâmicas de homogeneização impostas pela sociedade do consumo, reafirmando o compromisso ético e político com a promoção de uma infância plena, criativa e socialmente integrada. |
| Abstract: | PLAY IS SERIOUS BUSINESS: THE CONTRIBUTING ASPECTS OF WORLD PLAY WEEK TO CHILD DEVELOPMENT |
| Palavras-chave: | Brincar Ludicidade Infância |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13579 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
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