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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13579Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | GIOVANA SILVESTRE ACOSTA | - |
| dc.creator | MIQUELY FARIAS FRANCISCO | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-02T14:17:45Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-02T14:17:45Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13579 | - |
| dc.description.abstract | PLAY IS SERIOUS BUSINESS: THE CONTRIBUTING ASPECTS OF WORLD PLAY WEEK TO CHILD DEVELOPMENT | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Brincar | - |
| dc.subject | Ludicidade | - |
| dc.subject | Infância | - |
| dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.title | BRINCAR É COISA SÉRIA: OS ASPECTOS CONTRIBUTIVOS DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR PARA O DESNVOLVIMENTO INFANTIL | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo destacar a “Semana Mundial do Brincar - SMB” como um movimento social, cultural e educativo que reafirma o brincar como direito fundamental da infância e prática essencial ao desenvolvimento humano. Destaca-se que, apesar de parecer simples, o ato de brincar envolve processos complexos que possibilitam à criança explorar o mundo, expressar emoções, desenvolver funções cognitivas, sociais e emocionais, além de fortalecer vínculos afetivos e comunitários. Fundamentado em autores como Vygotsky (1984); Winnicott (1975); Piaget (1975) e Kishimoto (2007), o texto evidencia que a ludicidade é uma dimensão vital da experiência humana, não sendo apenas lazer, mas elemento estruturante da infância. Ao longo da SMB, são promovidas atividades em escolas, praças, centros culturais e espaços públicos, mobilizando famílias e comunidades em torno da valorização do lúdico. Jogos, brinquedos e brincadeiras são tratados como ferramentas pedagógicas e culturais, favorecendo a criatividade, a cooperação, a socialização e a construção da identidade infantil. Além disso, este trabalho ressalta a relevância do resgate das brincadeiras tradicionais e da produção de brinquedos com materiais simples, como forma de preservar a cultura e promover a sustentabilidade. Nessa perspectiva, o ato de brincar deve ser compreendido como um direito fundamental da infância e uma dimensão constitutiva do desenvolvimento humano. Ao extrapolar os limites do entretenimento, o brincar assume relevância pedagógica, cultural e social, torna-se um espaço de aprendizagem, criação e expressão subjetiva. Assim, a valorização do lúdico configura-se como estratégia de resistência às dinâmicas de homogeneização impostas pela sociedade do consumo, reafirmando o compromisso ético e político com a promoção de uma infância plena, criativa e socialmente integrada. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) | |
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|---|---|---|---|
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