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dc.creatorGIOVANA SILVESTRE ACOSTA-
dc.creatorMIQUELY FARIAS FRANCISCO-
dc.date.accessioned2025-12-02T14:17:45Z-
dc.date.available2025-12-02T14:17:45Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13579-
dc.description.abstractPLAY IS SERIOUS BUSINESS: THE CONTRIBUTING ASPECTS OF WORLD PLAY WEEK TO CHILD DEVELOPMENT-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincar-
dc.subjectLudicidade-
dc.subjectInfância-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleBRINCAR É COISA SÉRIA: OS ASPECTOS CONTRIBUTIVOS DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR PARA O DESNVOLVIMENTO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo destacar a “Semana Mundial do Brincar - SMB” como um movimento social, cultural e educativo que reafirma o brincar como direito fundamental da infância e prática essencial ao desenvolvimento humano. Destaca-se que, apesar de parecer simples, o ato de brincar envolve processos complexos que possibilitam à criança explorar o mundo, expressar emoções, desenvolver funções cognitivas, sociais e emocionais, além de fortalecer vínculos afetivos e comunitários. Fundamentado em autores como Vygotsky (1984); Winnicott (1975); Piaget (1975) e Kishimoto (2007), o texto evidencia que a ludicidade é uma dimensão vital da experiência humana, não sendo apenas lazer, mas elemento estruturante da infância. Ao longo da SMB, são promovidas atividades em escolas, praças, centros culturais e espaços públicos, mobilizando famílias e comunidades em torno da valorização do lúdico. Jogos, brinquedos e brincadeiras são tratados como ferramentas pedagógicas e culturais, favorecendo a criatividade, a cooperação, a socialização e a construção da identidade infantil. Além disso, este trabalho ressalta a relevância do resgate das brincadeiras tradicionais e da produção de brinquedos com materiais simples, como forma de preservar a cultura e promover a sustentabilidade. Nessa perspectiva, o ato de brincar deve ser compreendido como um direito fundamental da infância e uma dimensão constitutiva do desenvolvimento humano. Ao extrapolar os limites do entretenimento, o brincar assume relevância pedagógica, cultural e social, torna-se um espaço de aprendizagem, criação e expressão subjetiva. Assim, a valorização do lúdico configura-se como estratégia de resistência às dinâmicas de homogeneização impostas pela sociedade do consumo, reafirmando o compromisso ético e político com a promoção de uma infância plena, criativa e socialmente integrada.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

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