Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13576
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Eficácia de dessensibilizantes em dentes preparados para coroas totais e sua interferência na resistência de união: Uma revisão sistemática e meta-análise.
Autor(es): GIOVANNA DOS ANJOS PAIVA
Primeiro orientador: VICTOR AUGUSTO ALVES BENTO
Resumo: Paiva GA. Eficácia de dessensibilizantes em dentes preparados para coroas totais e sua interferência na resistência de união: Uma revisão sistemática e meta-análise de estudos clínicos randomizados e in vitro. Campo Grande 2025. [Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul]. Objetivo. Avaliar a eficácia da aplicação de dessensibilizantes no quadro de dor em dentes preparados para coroas totais e relacionar a sua interferência na resistência de união dos cimentos odontológicos. Materiais e métodos. Essa revisão sistemática e meta-análise foi realizada de acordo com as recomendações PRISMA e registrada no PROSPERO (CRD42022328996). Uma questão PICO foi elaborada: “Qual a eficácia do uso de dessensibilizantes em dentes preparados para coroas totais e sua interferência na resistência de união?”. Uma pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Embase, Web of Science, Cochrane Library e ProQuest em abril de 2025, sem restrição de idioma ou data de publicação. Os critérios de elegibilidade incluíram estudos clínicos randomizados (RCT) e estudos laboratoriais (in vitro). A ferramenta RoB 2.0 foi utilizada para análise dos riscos de viés dos estudos RCT e a ferramenta de avaliação crítica do Joanna Briggs Institute (JBI) para os estudos in vitro. Foi realizada uma meta-análise da resistência de união dos cimentos, baseada no método de variância inversa (IV), considerando os desfechos contínuos, avaliados pela diferença média (DM) e com um intervalo de confiança (IC) de 95% (α=0,05) pelo programa de software Reviewer Manager 5.4; Cochrane Group. Resultados. Os resultados da busca eletrônica inicial identificaram um total de 454 artigos. Um total de 18 estudos foram incluídos nesta revisão sistemática, sendo cinco estudos RCT publicados de 2004 até 2022, avaliando um total de 200 pacientes e treze estudos in vitro publicados de 1996 até 2024, avaliando um total de 1.718 amostras. Os principais dessensibilizantes utilizados pelos estudos foram o GLUMA (Heraeus Kulzer), Telio CS (Ivoclar Vivadent), Shield Force (Tokuyama) e Imperva (Shofu). A meta-análise apresentou não haver diferença significativa da resistência de união ao utilizar o dessensibilizante GLUMA, independentemente do cimento odontológico (P = 0.27; MD: 0.42; IC 95%: -0.32 a 1.15; I2= 93%, P < 0.01). Conclusão. Conclui-se que o uso de agentes dessensibilizantes em dentes preparados para coroas totais é eficiente na redução da hipersensibilidade dentinária e não interfere no desempenho mecânico das restaurações protéticas. Palavras-chaves: Prótese Parcial Fixa, Desgaste dos Dentes, Dessensibilizantes Dentinários, Resistência ao Cisalhamento.
Abstract: Paiva GA. Eficácia de dessensibilizantes em dentes preparados para coroas totais e sua interferência na resistência de união: Uma revisão sistemática e meta-análise de estudos clínicos randomizados e in vitro. Campo Grande 2025. [Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul]. Objetivo. Avaliar a eficácia da aplicação de dessensibilizantes no quadro de dor em dentes preparados para coroas totais e relacionar a sua interferência na resistência de união dos cimentos odontológicos. Materiais e métodos. Essa revisão sistemática e meta-análise foi realizada de acordo com as recomendações PRISMA e registrada no PROSPERO (CRD42022328996). Uma questão PICO foi elaborada: “Qual a eficácia do uso de dessensibilizantes em dentes preparados para coroas totais e sua interferência na resistência de união?”. Uma pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Embase, Web of Science, Cochrane Library e ProQuest em abril de 2025, sem restrição de idioma ou data de publicação. Os critérios de elegibilidade incluíram estudos clínicos randomizados (RCT) e estudos laboratoriais (in vitro). A ferramenta RoB 2.0 foi utilizada para análise dos riscos de viés dos estudos RCT e a ferramenta de avaliação crítica do Joanna Briggs Institute (JBI) para os estudos in vitro. Foi realizada uma meta-análise da resistência de união dos cimentos, baseada no método de variância inversa (IV), considerando os desfechos contínuos, avaliados pela diferença média (DM) e com um intervalo de confiança (IC) de 95% (α=0,05) pelo programa de software Reviewer Manager 5.4; Cochrane Group. Resultados. Os resultados da busca eletrônica inicial identificaram um total de 454 artigos. Um total de 18 estudos foram incluídos nesta revisão sistemática, sendo cinco estudos RCT publicados de 2004 até 2022, avaliando um total de 200 pacientes e treze estudos in vitro publicados de 1996 até 2024, avaliando um total de 1.718 amostras. Os principais dessensibilizantes utilizados pelos estudos foram o GLUMA (Heraeus Kulzer), Telio CS (Ivoclar Vivadent), Shield Force (Tokuyama) e Imperva (Shofu). A meta-análise apresentou não haver diferença significativa da resistência de união ao utilizar o dessensibilizante GLUMA, independentemente do cimento odontológico (P = 0.27; MD: 0.42; IC 95%: -0.32 a 1.15; I2= 93%, P < 0.01). Conclusão. Conclui-se que o uso de agentes dessensibilizantes em dentes preparados para coroas totais é eficiente na redução da hipersensibilidade dentinária e não interfere no desempenho mecânico das restaurações protéticas. Palavras-chaves: Prótese Parcial Fixa, Desgaste dos Dentes, Dessensibilizantes Dentinários, Resistência ao Cisalhamento.
Palavras-chave: Prótese Parcial Fixa
Desgaste dos Dentes
Dessensibilizantes Dentinários
Resistência ao Cisalhamento.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13576
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Odontologia - Bacharelado (FAODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
30304.pdf700,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.