Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13571| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | CONCEPÇÕES DE FAMILIARES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PANDEMIA |
| Autor(es): | JACYARA KOOPER DA COSTA |
| Primeiro orientador: | BARBARA AMARAL MARTINS |
| Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar as concepções de familiares sobre o processo de escolarização de crianças publico da educação especial durante e após a pandemia de covid-19,com foco na etapa da educação infantil. A pesquisa foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com duas famílias responsáveis por três estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) matriculado em uma escola municipal da cidade de corumbá/MS. O material coletado foi submetido á técnica de análise de conteúdo, possibilitando a identificação de categorias temáticas relacionadas às percepções das famílias sobre o ensino remoto emergencial e o processo de retorno às aulas presenciais. Os resultados indicaram que as famílias enfrentaram grandes desafios para manter a rotina de estudos em casa, especialmente pela falta de formação específica para lidar com as necessidades educacionais de seus filhos e pela dificuldade de acesso aos recursos tecnológicos. Apesar das limitações, observou-se o esforço das famílias em garantir a continuidade do aprendizado, mediando atividades propostas pela escola e buscando estratégias para estimular o desenvolvimento das crianças. No contexto pós-pandêmico, as participantes relataram que o retorno às aulas presenciais representou um momento de readaptação tanto para os alunos quanto para os familiares e professores, exigindo paciência, acolhimento e reajuste das práticas pedagógicas, as quais resultaram em avanços no desenvolvimento das crianças. Constatou-se que a experiência da pandemia reforçou a importância da parceria entre escola e família no processo educativo, bem como a necessidade de políticas públicas que assegurem apoio contínuo à inclusão escolar e à formação docente voltada para a diversidade e para a equidade educacional. |
| Abstract: | This study aimed to analyze the perceptions of family members regarding the schooling process of children in public special education during and after the COVID-19 pandemic, focusing on early childhood education. The research was conducted through semi-structured interviews with two families responsible for three students with autism spectrum disorder (ASD) enrolled in a municipal school in the city of Corumbá, Mato Grosso do Sul. The collected material was submitted to content analysis, enabling the identification of thematic categories related to families' perceptions of emergency remote learning and the process of returning to in-person classes. The results indicated that families faced great challenges in maintaining the routine of studying at home, especially due to the lack of specific training to deal with their children's educational needs and the difficulty of accessing technological resources. Despite the limitations, the families' efforts to ensure the continuity of learning were observed, mediating activities proposed by the school and seeking strategies to stimulate the children's development. In the post-pandemic context, participants reported that the return to face-to-face classes represented a moment of readjustment for both students and family members and teachers, requiring patience, acceptance, and readjustment of pedagogical practices, which resulted in advances in children's development. It was found that the pandemic experience reinforced the importance of the partnership between school and family in the educational process, as well as the need for public policies that ensure continuous support for school inclusion and teacher training focused on diversity and educational equity. |
| Palavras-chave: | Educação Infantil Covid-19 Educação Especial Ensino remoto Família. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13571 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAN) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 30830.pdf | 454,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

