Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1357
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desenvolvimento de instrumento para medida dos fatores psicossociais determinantes do comportamento de atividade física em coronariopatas
Título(s) alternativo(s): Desarrollo de un instrumento para la medida de los factores psicosociales determinantes del comportamiento de la actividad física en individuos con coronariopatía
Autor(es): Mendez, Roberto Della Rosa
Rodrigues, Roberta Cunha Matheus
Cornélio, Marilia Estevam
Gallani, Maria Cecília Bueno Jayme
Godin, Gaston
Abstract: Este estudo teve como objetivo apresentar o desenvolvimento, a análise de conteúdo e da confiabilidade do Questionário para identificação dos fatores psicossociais determinantes do comportamento de atividade física em coronariopatas, baseado na extensão da Teoria do Comportamento Planejado. O instrumento foi submetido à validade de conteúdo, com realização de sua avaliação por três juízes e pré-teste com cinco sujeitos, até mostrar-se conceitualmente adequado e compreensível aos sujeitos entrevistados. Foi aplicado em 51 sujeitos para a avaliação preliminar da consistência interna, por meio da determinação do coeficiente alfa de Crombach. Foram observados coeficientes alfa de Crombach >0,75 para os constructos Intenção, Atitude, Norma Subjetiva, Autoeficácia e Hábito. O instrumento desenvolvido mostrou evidências de validade de conteúdo e de confiabilidade.
RESUMEN - Este estudio tuvo como objetivo presentar el desarrollo, el análisis de contenido y de confiabilidad del Cuestionario para la identificación de los factores psicosociales determinantes del comportamiento de actividad física en pacientes afectados de coronariopatías, basado en la extensión de la Teoría del Comportamiento Planificado. Se sometió la validez del contenido del instrumento a la evaluación por parte de tres jueces y pre test con cinco sujetos, hasta mostrarse conceptualmente adecuado y comprensible para los sujetos entrevistados. Fue aplicado en 51 sujetos para la evaluación preliminar de consistencia interna, a través de la determinación del coeficiente Alfa de Cronbach. Fueron observados coeficientes Alfa de Cronbach >0,75 para los constructos Intención, Actitud, Norma Subjetiva, Autoeficacia y Hábito. El instrumento desarrollado evidenció la validez de su contenido, así como su confiabilidad.
Palavras-chave: Doença das Coronárias
Exercício
Motivação
Comportamento
Estudos de Validação
Coronary Disease
Exercise
Motivation
Behavior
Validation Studies
Editor: Revista da Escola de Enfermagem da USP
Citação: MENDEZ, Roberto Della Rosa et al . Desenvolvimento de instrumento para medida dos fatores psicossociais determinantes do comportamento de atividade física em coronariopatas. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 44, n. 3, set. 2010 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 09 maio 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000300006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000300006
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1357
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:CPTL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de instrumento para medida.pdf197,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.