Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13550| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | ANAHY DE LAS MISIONES: representações de gênero e resistência feminina no contexto das guerras platinas ou na guerra dos farrapos. |
| Autor(es): | HENRIQUE HOLSBACK ALVARENGA ALVES |
| Primeiro orientador: | ANDRE DIONEY FONSECA |
| Resumo: | Este trabalho analisa o filme Anahy de las Misiones (1997), dirigido por Sérgio Silva, como fonte e objeto de pesquisa histórica, destacando as representações de gênero e as formas de resistência feminina durante a Guerra dos Farrapos (1835–1845). A investigação parte da concepção do cinema como meio de ressignificação histórica, capaz de questionar narrativas oficiais centradas em feitos militares e líderes masculinos. Ao colocar Anahy mulher, mãe, contrabandista e sobrevivente no centro da trama, a obra evidencia trajetórias historicamente invisibilizadas e propõe uma leitura contra-hegemônica da historiografia. A análise da personagem e de suas ações revela como a resistência cotidiana feminina, ainda que silenciosa, adquire densidade política e histórica. Com base nas reflexões de Joan Scott e Michelle Perrot, o estudo demonstra que o gênero constitui categoria essencial para desnaturalizar relações sociais e compreender a exclusão das mulheres da memória oficial. Conclui-se que o cinema, ao recuperar vozes marginalizadas, pode contribuir para a formação de uma consciência histórica mais plural, crítica e inclusiva, bem como para o fortalecimento de pesquisas futuras sobre a participação feminina em guerras e processos políticos no Brasil e na América Latina. Analise do filme Anahy de las missiones com o intuito de entender o papel do genreo femino no contexto do conflito da gueraa dos farrapos. |
| Abstract: | This study analyzes the film Anahy de las Misiones (1997), directed by Sérgio Silva, as both a source and object of historical research, emphasizing the representations of gender and forms of female resistance during the Ragamuffin War (1835–1845). The research starts from the conception of cinema as a medium of historical re-signification, capable of questioning official narratives focused on military achievements and male leaders. By placing Anahy — a woman, mother, smuggler, and survivor — at the center of the plot, the film highlights historically silenced trajectories and proposes a counter-hegemonic reading of historiography. The analysis of the character and her actions reveals how everyday female resistance, although often invisible, carries political and historical significance. Based on the reflections of Joan Scott and Michelle Perrot, the study demonstrates that gender is an essential category for denaturalizing social relations and understanding the exclusion of women from official memory. It concludes that cinema, by recovering marginalized voices, can contribute to building a more plural, critical, and inclusive historical consciousness, as well as to strengthening future research on women’s participation in wars and political processes in Brazil and Latin America. |
| Palavras-chave: | Cinema Gênero Resistência feminina Guerra dos Farrapos Historiografia Memória. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13550 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | História - Licenciatura (FACH) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 28920.pdf | 313,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

