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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OTIMIZAÇÃO DE ROTA DE VISITAS TÉCNICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO COM O PROBLEMA DO MENOR CAMINHO
Autor(es): ALEX IONGBLODE DA ROCHA
Primeiro orientador: CAROLINA LINO MARTINS POMPEO DE CAMARGO
Resumo: Este relatório técnico propõe a aplicação de um modelo matemático baseado no problema do menor caminho para otimizar rotas de visitas técnicas realizadas por engenheiros civis. O estudo tem como foco a redução de custos e do tempo de deslocamento em obras distribuídas em diferentes cidades do estado de São Paulo. Utilizando conceitos da Pesquisa Operacional, foi formulado um modelo de Programação Linear com apoio da ferramenta Solver do Microsoft Excel. O modelo considera como critério de otimização a menor distância percorrida entre os pontos de visita, respeitando a lógica de fluxo contínuo e a viabilidade operacional. O trajeto estudado parte da cidade de Avanhandava - SP e percorre outras sete cidades, finalizando em Tupã - SP. Através da análise computacional, foi possível identificar a rota ideal com base em dados reais de distâncias, totalizando 106,3 km no percurso final otimizado. Os resultados apontam benefícios diretos para o setor da construção civil, como a redução de despesas logísticas, melhor aproveitamento do tempo das equipes técnicas e maior controle sobre o planejamento de campo. Além disso, o estudo contribui para a disseminação do uso de técnicas quantitativas na Engenharia de Produção, demonstrando sua aplicabilidade prática na resolução de problemas reais do setor.
Abstract: This study proposes the application of a mathematical model based on the shortest path problem to optimize the routes of technical visits conducted by civil engineers. The main goal is to reduce costs and travel time across construction sites located in different cities in the state of São Paulo, Brazil. Using concepts from Operational Research, a Linear Programming model was formulated with the support of Microsoft Excel’s Solver tool. The model considers the shortest distance between visit points as the optimization criterion, while respecting the flow logic and operational feasibility. The analyzed route starts in the city of Avanhandava -SP and covers seven other cities, ending in Tupã -SP. Through computational analysis, the ideal route was identified based on actual distance data, totaling 106.3 km in the optimized path. The results show direct benefits to the civil construction sector, such as reduced logistical expenses, better time management of technical teams, and greater control over field planning. Additionally, the study contributes to the dissemination of quantitative techniques in Production Engineering, demonstrating their practical application in solving real-world problems in the field.
Palavras-chave: Pesquisa Operacional
Menor Caminho
Logística
Engenharia de Produção
Construção Civil.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13536
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Bacharelado (FAENG)

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