Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13425
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: • Logistica, um diferencial competitivo para a satisfação e fidelização dos clientes.
Autor(es): FERNANDA ASSIS GALDINO MORAES
Primeiro orientador: JANAINA CABRAL DA SILVA
Resumo: E-commerce é um termo utilizado para definir o comércio que ocorre de forma eletrônica, pela compra e venda de produtos via internet, por meio de sites ou aplicativos de lojas virtuais, marketplaces ou redes sociais. Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, de que forma a logística pode se configurar como um diferencial competitivo voltado à satisfação e fidelização dos consumidores. O estudo em questão se trata de uma descritiva, exploratória e qualitativa, para maior embasamento cientifico optou-se pela revisão sistemática de literatura (RSL), que estabelece critérios para analisar uma grande quantidade de informação sobre o tema, estabelecido. A logística não está ligada apenas ao produto, mas a um sistema que começa na procura pelo produto, passando pela escolha da empresa, incluindo um atendimento e relacionamento de qualidade com o pessoal até o cliente receber o produto em casa. Os resultados obtidos por meio de revisão bibliográfica demostram que a logística desempenha um papel fundamental da satisfação e fidelização dos clientes. Fatores como: valor do frete ou frete grátis, cumprimento dos prazos determinados no momento da compra, rastreamento da encomenda bom relacionamento entre a transportadora e o cliente, possuem impactos positivos diretos na decisão de escolha do cliente e a recompra na mesma loja ou site.
Abstract: E-commerce is a term used to define commerce that occurs electronically, thru the buying and selling of products via the internet, thru websites or apps of virtual stores, marketplaces, or social networks. This work aims to analyze, thru a literature review, how logistics can be configured as a competitive differential focused on consumer satisfaction and loyalty. The study in question is descriptive, exploratory, and qualitative. For greater scientific grounding, a systematic literature review (SLR) was chosen, which establishes criteria to analyze a large amount of information on the established topic. Logistics is not just linked to the product, but to a system that begins with the search for the product, thru the choice of the company, including quality service and relationship with the staff, until the customer receives the product at home. The results obtained thru a literature review demonstrate that logistics plays a fundamental role in customer satisfaction and loyalty. Factors such as: shipping cost or free shipping, adherence to deadlines set at the time of purchase, order tracking, and good relationship between the carrier and the customer, have direct positive impacts on the customer's decision-making and repurchase at the same store or website.
Palavras-chave: e-commerce
logística
fidelização de clientes
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13425
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
25265.pdf205,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.