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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13413| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A dimensão lúdica dos jogos de alfabetização na perspectiva de professores(as) alfabetizadores(as): um estudo de revisão |
| Autor(es): | CRISLAYNE DANIELLY MACHADO DE PINHO BRUNNA MARIA BARÔA DE OLIVEIRA |
| Primeiro orientador: | MARCIA REGINA DO NASCIMENTO SAMBUGARI |
| Resumo: | Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre a importância da ludicidade no processo de alfabetização por meio de jogos, tomando como foco de análise a percepção de professores(as) alfabetizadores(as). |
| Abstract: | O presente estudo tem como foco abordar a dimensão lúdica dos jogos de alfabetização, buscando responder a seguinte questão: como os(as) professores(as) alfabetizadores(as) percebem a importância dos jogos no processo de alfabetização e de que forma a ludicidade contribui para o desenvolvimento da aprendizagem da criança? Para responder essa questão, o objetivo geral consistiu em analisar a dimensão lúdica dos jogos de alfabetização na perspectiva de professores(as) alfabetizadores(as) em artigos publicados em periódicos nacionais. Como objetivos específicos, buscou-se: (i) levantar os artigos que abordam os jogos na alfabetização; (ii) identificar, na produção levantada, a percepção docente sobre o uso de jogos na alfabetização, (iii) verificar de que maneira a ludicidade é apontada como estratégia facilitadora da aprendizagem; e (iv) discutir as contribuições e os limites da aplicação dos jogos no processo de alfabetização nos anos iniciais. Para tanto, numa abordagem de natureza qualitativa realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre a importância da ludicidade no processo de alfabetização por meio de jogos, tomando como foco de análise a percepção de professores(as) alfabetizadores(as). A partir desses pontos, ficou evidente a importância da utilização de jogos lúdicos como ferramenta indispensável na alfabetização, desde que se atribua um planejamento para consolidar sua prática pedagógica. Os estudos analisados reafirmam que a força do jogo na alfabetização não se esgota em sua capacidade de engajar, mas se realiza plenamente quando o recurso é tratado como dispositivo de ensino, articulado a metas claras, mediações qualificadas e registros que transformem interações em evidências para orientar as próximas decisões pedagógicas. A consolidação dessa compreensão no cotidiano escolar vai depender de condições institucionais e formativas que permitam o(a) professor(a) planejar com tempo, observar com critérios e replanejar a partir da aprendizagem dos alunos, assegurando que a ludicidade permaneça a serviço do avanço conceitual nos anos iniciais do ensino fundamental. |
| Palavras-chave: | alfabetização aprendizagem jogos ludicidade. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13413 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAN) |
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