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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A dimensão lúdica dos jogos de alfabetização na perspectiva de professores(as) alfabetizadores(as): um estudo de revisão
Autor(es): CRISLAYNE DANIELLY MACHADO DE PINHO
BRUNNA MARIA BARÔA DE OLIVEIRA
Primeiro orientador: MARCIA REGINA DO NASCIMENTO SAMBUGARI
Resumo: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre a importância da ludicidade no processo de alfabetização por meio de jogos, tomando como foco de análise a percepção de professores(as) alfabetizadores(as).
Abstract: O presente estudo tem como foco abordar a dimensão lúdica dos jogos de alfabetização, buscando responder a seguinte questão: como os(as) professores(as) alfabetizadores(as) percebem a importância dos jogos no processo de alfabetização e de que forma a ludicidade contribui para o desenvolvimento da aprendizagem da criança? Para responder essa questão, o objetivo geral consistiu em analisar a dimensão lúdica dos jogos de alfabetização na perspectiva de professores(as) alfabetizadores(as) em artigos publicados em periódicos nacionais. Como objetivos específicos, buscou-se: (i) levantar os artigos que abordam os jogos na alfabetização; (ii) identificar, na produção levantada, a percepção docente sobre o uso de jogos na alfabetização, (iii) verificar de que maneira a ludicidade é apontada como estratégia facilitadora da aprendizagem; e (iv) discutir as contribuições e os limites da aplicação dos jogos no processo de alfabetização nos anos iniciais. Para tanto, numa abordagem de natureza qualitativa realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre a importância da ludicidade no processo de alfabetização por meio de jogos, tomando como foco de análise a percepção de professores(as) alfabetizadores(as). A partir desses pontos, ficou evidente a importância da utilização de jogos lúdicos como ferramenta indispensável na alfabetização, desde que se atribua um planejamento para consolidar sua prática pedagógica. Os estudos analisados reafirmam que a força do jogo na alfabetização não se esgota em sua capacidade de engajar, mas se realiza plenamente quando o recurso é tratado como dispositivo de ensino, articulado a metas claras, mediações qualificadas e registros que transformem interações em evidências para orientar as próximas decisões pedagógicas. A consolidação dessa compreensão no cotidiano escolar vai depender de condições institucionais e formativas que permitam o(a) professor(a) planejar com tempo, observar com critérios e replanejar a partir da aprendizagem dos alunos, assegurando que a ludicidade permaneça a serviço do avanço conceitual nos anos iniciais do ensino fundamental.
Palavras-chave: alfabetização
aprendizagem
jogos
ludicidade.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13413
Data do documento: 2025
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