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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Laços, Afetos e Saberes: Relatos de Vivências na Oficina de Alfabetização e Letramento da UNAPI-CPAQ
Autor(es): MAIKON DE SOUZA
Primeiro orientador: JANETE ROSA DA FONSECA
Resumo: O presente artigo apresenta um relato de vivência desenvolvido no Projeto de Alfabetização e Letramento da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI), vinculado ao Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAQ/UFMS). O projeto tem como objetivo promover o acesso à educação e a valorização da pessoa idosa, fundamentando-se nos princípios da pedagogia freireana, na escuta sensível e no diálogo intergeracional. O trabalho discute a importância dos vínculos afetivos no processo educativo, evidenciando que o ato de ensinar e aprender ultrapassa a dimensão cognitiva, envolvendo também aspectos emocionais, sociais e culturais. As experiências relatadas demonstram que a alfabetização, nesse contexto, constitui um instrumento de empoderamento, autonomia e resgate da dignidade, reafirmando a educação como prática de liberdade. A partir da convivência e das trocas entre educadores e educandos, compreende-se que o processo de aprendizagem é dialógico, afetivo e transformador. As reflexões apresentadas apontam para a relevância de projetos que integrem saberes e afetos, contribuindo para uma educação mais inclusiva, humana e socialmente comprometida.
Abstract: This article presents an experience report from the Literacy and Reading Project of the Open University for the Elderly (UNAPI), developed at the Aquidauana Campus of the Federal University of Mato Grosso do Sul (CPAQ/UFMS). The project aims to promote access to education and the appreciation of older adults, grounded in Freirean pedagogy, attentive listening, and intergenerational dialogue. The paper discusses the importance of affective bonds in the educational process, emphasizing that teaching and learning go beyond the cognitive dimension, involving emotional, social, and cultural aspects. The experiences shared reveal that literacy, in this context, serves as an instrument of empowerment, autonomy, and the recovery of dignity, reaffirming education as a practice of freedom. Through coexistence and exchanges between educators and learners, it was possible to understand that the learning process is dialogical, affective, and transformative. The reflections presented highlight the relevance of projects that integrate knowledge and affection, contributing to a more inclusive, humane, and socially engaged education.
Palavras-chave: Alfabetização
Educação de idosos
Afetividade
Paulo Freire
Inclusão social.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13389
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

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