Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13387
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inovação na Prática Pedagógica: experiências e desafios do pibid
Autor(es): SILVIA PEREIRA CRISPIM
Primeiro orientador: JANETE ROSA DA FONSECA
Resumo: O trabalho encontrasse presente no livro:Programa de iniciação á Docência-PIBID/CAPES:aproximando Universidade e Escola no portal do Pantanal sul-mato-grossense, na pagina 19 a 34. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa de fomento educacional promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse programa visa aprimorar a formação de estudantes dos cursos de licenciatura, preparando-os para a carreira docente através de uma inserção prática no ambiente escolar. No contexto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana, o PIBID ofereceu a oportunidade para oito bolsistas e dois voluntários, com uma carga horária mensal de 32 horas, distribuídas em 8 horas semanais, ao longo de 18 meses (2023-2024). Cada bolsista recebeu uma remuneração mensal de R$ 700 reais.
Abstract: This work can be found in the book: "Programa de iniciação à Docência-PIBID/CAPES:aproximando Universidade e Escola no portal do Pantanal sul-mato-grossense", on pages 19 to 34.The Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID) is an educational development initiative promoted by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). This program aims to improve the training of students in undergraduate courses, preparing them for a teaching career through practical insertion in the school environment. In the context of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), in the Pedagogy course at the Aquidauana Campus, PIBID offered the opportunity for eight scholarship recipients and two volunteers, with a monthly workload of 32 hours, distributed in 8 hours per week, over 18 months (2023-2024). Each scholarship recipient received a monthly remuneration of R$ 700 reais.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13387
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
33923.pdf5,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.