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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cooperação entre o setor público e o setor privado em contrapartidas urbanísticas: um estudo de caso do viaduto da BR-163 em Campo Grande/MS
Autor(es): BEATRIZ ZINEZZI ALVES DE ALBUQUERQUE LIMA
Primeiro orientador: JANUSA SOARES DE ARAUJO
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a cooperação entre o setor público e o setor privado em contrapartidas urbanísticas, tendo como estudo de caso a implantação da obra do Viaduto Jardim Veraneio, localizado na km 485, da BR-163, em Campo Grande/MS. A pesquisa tem caráter qualitativo e descritivo, desenvolvida por meio da análise das legislações municipais, estudos técnicos e entrevistas semiestruturadas com profissionais atuantes do projeto. Verificou-se que a obra do viaduto foi viabilizada por meio de contrapartidas urbanísticas, exigidas pelo Plano Diretor do município, em decorrência da implantação de novos empreendimentos privados realizados pela construtora Plaenge Urbanismo. Os resultados mostram que a inserção da obra-de-arte especial foi capaz de mitigar os impactos do adensamento imobiliário contribuindo para a melhoria da mobilidade e infraestrutura urbana, além de impulsionar a valorização da região. Conclui-se que as contrapartidas urbanísticas é um instrumento eficaz de gestão e planejamento urbano, de forma a prover o desenvolvimento urbano sustentável, por meio da transparência, da fiscalização eficiente e do bom alinhamento entre os interesses públicos e privados.
Abstract: This study aims to analyze the cooperation between the public and private sectors in urban development compensation, using as a case study the implementation of the Jardim Veraneio Viaduct, located at km 485 of the BR-163 highway in Campo Grande/MS. The research is qualitative and descriptive in nature, developed through the analysis of municipal legislation, technical studies, and semi-structured interviews with professionals working on the project. It was found that the viaduct construction was made possible through urban development compensations required by the municipality's Master Plan, as a result of the implementation of new private developments carried out by the construction company Plaenge Urbanismo. The results show that the insertion of this special engineering structure was able to mitigate the impacts of real estate densification, contributing to the improvement of mobility and urban infrastructure, as well as boosting the appreciation of the region. It is concluded that urban development compensation measures are an effective instrument for urban management and planning, in order to provide sustainable urban development through transparency, efficient oversight, and good alignment between public and private interests.
Palavras-chave: Contrapartidas urbanísticas. Cooperação público-privada. Desenvolvimento urbano.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13374
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Bacharelado (FAENG)

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