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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROFESSORAS NA PANDEMIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE BURNOUT NO CONTEXTO PANDÊMICO
Autor(es): ESTEFANI GABRIELI ALVES DE SOUZA
Primeiro orientador: CAMILA BELLINI COLUSSI MACEDO
Resumo: Durante a pandemia as professoras enfrentaram uma série de questões que afetaram tanto sua vida profissional quanto pessoal levando em consideração aspectos como o acúmulo de trabalhos, sendo eles remunerados ou trabalhos de cunho de cuidado. O presente estudo objetivou analisar a situação das mulheres professoras durante a pandemia, a partir de um estudo bibliográfico, e relacionar às ocorrências de Síndrome de Burnout, além de expor possíveis relações estabelecidas entre a sobrecarga das mulheres durante o período pandêmico, em especial de mulheres professoras, que acarretaram em adoecimento psíquico. O tipo de trabalho desenvolvido trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, realizada a partir de revisão de literatura. Inicialmente, as principais categorias do trabalho foram conceitualizadas a partir de fontes primárias e secundárias, e posteriormente são apresentados resultados de buscas em bases de dados, em que foram levantadas produções podendo ser artigos científicos, livros ou capítulos de livros, dentro de um período de 4 anos, entre 2020 e 2024. Por fim, foi realizada uma análise sistemática do material obtido. A partir das discussões feitas foi possível compreender que a situação que as mulheres se depararam durante a pandemia foi um cenário de adoecimento, especificamente ao transpor essa dura realidade feminina ao contexto docente, por se tratar de um grupo, que lida constantemente com a desvalorização, a imposição de trabalhos, cobrança por resultados positivos, tudo isso aliado às exigências de trabalhos de cunho de cuidado que são compulsoriamente atribuídos às mulheres.
Abstract: During the pandemic, teachers faced a series of issues that affected both their professional and personal lives, taking into account aspects such as the accumulation of work, whether paid or care work. The present study aimed to analyze the situation of women teachers during the pandemic and relate it to the occurrences of Burnout Syndrome, in addition to exposing possible relationships established between the overload of women during the pandemic period, especially women teachers, which resulted in psychological illness. The type of work developed is a bibliographical research, carried out based on a literature review. Initially, the main categories of work were conceptualized based on primary and secondary sources, and later the results of searches in databases were presented, in which productions were raised, which could be scientific articles, books or book chapters, within a period of 4 years, between 2020 and 2024. Finally, a systematic analysis of the material obtained was carried out. From the discussions held, it was possible to understand that the situation that women faced during the pandemic was a scenario of illness, specifically when transposing this harsh female reality into the teaching context, as it is a group that constantly deals with devaluation, the imposition of work, demands for positive results, all of this combined with the demands of care work that are compulsorily assigned to women.
Palavras-chave: Professoras
pandemia
Síndrome de Burnout.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13372
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Psicologia - Bacharelado (CPAR)

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