Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13359
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Caraterização do espaço para comércio popular entre Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY)
Autor(es): VICTOR RAFAEL ROJAS PEÇANHA
EWERTON DA SILVA MARTINS
Primeiro orientador: EDGAR APARECIDO DA COSTA
Resumo: A dinâmica do comércio popular na conurbação fronteiriça entre Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai)
Abstract: Viver na fronteira significa existir em um espaço de dupla pertença e permanente negociação. O sentido da vida cotidiana é moldado pela convivência simultânea com dois sistemas políticos,econômicos e culturais distintos. Para os moradores, a fronteira não é uma linha de separação política (uma demarcação legal), mas sim um espaço de contato e oportunidade. As assimetrias econômicas (diferença cambial, preços) são molas propulsoras da direção dos deslocamentos humanos. Os produtos oferecidos em locais de comércio popular de fronteira são destinados ao atendimento da clientela do país vizinho, com variações em razão das combinações entre elementos culturais, econômicos e sociais de cada fronteira. O objetivo deste trabalho é descrever o espaço de comércio popular entre Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY). Utilizou de pesquisa qualitativa e descritiva, com levantamento das informações sobre os produtos comercializados nas lojas realizado com auxílio da técnica da observação e de um diário de campo. Foram contabilizadas 642 lojas. Percebeu-se que a área fronteiriça estudada transcende a função comercial, com formação de territórios (as lojas) de contínuas interações de pessoas, mercadorias e culturas. O comércio popular é marcado por uma enorme variedade de produtos e pela ausência de setorização fixa. O vestuário é o setor predominante, representando cerca de 40% da oferta. Não foram observadas marcantes assimetrias quanto a oferta de produtos do lado brasileiro e do lado paraguaio. As poucas especializações existentes são relativizadas pela composição do quadro funcional formado por brasileiros, paraguaios e asiáticos que atuam nas vendas em ambos os lados da fronteira.
Palavras-chave: Cidades gêmeas
Compras internacionais
Espaço fronteiriço
Fronteira.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13359
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
25786.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.