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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DESENVOLVIMENTO INFANTIL SOB A ÓTICA DOS PAIS E USO DE INSTRUMENTO PARA ESTIMULAÇÃO EM LACTENTES DE 0 A 12 MESES
Autor(es): NÍVEA MARIA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
Primeiro orientador: MARISA RUFINO FERREIRA LUIZARI
Resumo: O desenvolvimento infantil é visto como uma sucessão de mudanças nas habilidades vinculadas ao comportamento humano, abrangendo áreas como motora, psicossocial, cognitiva e linguística. Desta forma, a evolução envolve a alteração e progressão gradual, avanço desde estágios mais simples para os mais complexos. Uma área de desenvolvimento representa um grupo de habilidades e competências peculiares a cada estágio de amadurecimento que a criança deve executar ou dominar para agir efetivamente com seus ambientes. Entretanto, para que a criança cresça e desenvolva plenamente suas potencialidades, é fundamental que os seus direitos sejam respeitados, assim buscamos contribuir a partir de educação em saúde para os pais, familiares e crianças com abordagem educativas e de estimulação, a fim de possibilitar o direito da criança de brincar. Assim, esse estudo teve como objetivo identificar o conhecimento dos pais quanto ao desenvolvimento infantil e instruí-los quanto à estimulação neuropsicomotora de acordo com a faixa etária. Utilizou-se delineamento experimental tipo pré e pós teste, em três fases. A primeira constituiu na aplicação do pré-teste, para avaliar o conhecimento prévio dos pais das crianças sobre o desenvolvimento infantil, com a utilização de um instrumento ilustrativo (OMS, 2005). Na segunda fase, foram atendidas as necessidades dos pais, por meio da educação em saúde, orientando-os sobre a estimulação neuropsicomotora conforme cada faixa etária, por meio de material informativo ilustrativo. A terceira fase incluiu a aplicação do pós-teste aos pais sobre o desenvolvimento neuropsicomotor.
Abstract: Child development is understood as a succession of changes in abilities related to human behavior, encompassing motor, psychosocial, cognitive, and language domains. In this sense, development involves gradual modification and progression, advancing from simpler to more complex stages. A developmental domain represents a group of skills and competencies specific to each stage of maturation that a child must perform or master in order to interact effectively with their environment. However, for a child to fully grow and develop their potential, it is essential that their rights are respected. Thus, this study seeks to contribute through health education for parents, family members, and children, using educational and stimulation-based approaches to ensure the child’s right to play. The objective of this study was to identify parents’ knowledge regarding child development and to instruct them on age-appropriate neuropsychomotor stimulation. An experimental pre- and post-test design was used, consisting of three phases. The first phase involved administering a pre-test to assess parents’ prior knowledge about child development, using an illustrative instrument (WHO, 2005). In the second phase, parents’ needs were addressed through health education, providing guidance on neuropsychomotor stimulation for each age group using an illustrated informational material. The third phase consisted of administering the post-test to parents regarding neuropsychomotor development.
Palavras-chave: desenvolvimento infantil
educação em saúde
saúde do lactente.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13352
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (INISA)

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