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Tipo: Artigo de Evento
Título: O Uso de Jogos no Ensino de Matemática: da criação á experimentação do Jogo Plano Cartesiano
Autor(es): THAIS SCATOLIN BENEVIDES ROCHA
LÍVIA CÓRDOBA VARGAS
BRUNO JUNIOR SILVA TORRES
ALDROVANE OJEDA SOUZA
Primeiro orientador: JULIANA ALVES DE SOUZA
Resumo: O trabalho aborda o uso de jogos como recurso para tornar o ensino de Matemática mais dinâmico e significativo. Baseado em autores da área, destaca como os jogos favorecem a compreensão de conceitos, o desenvolvimento do raciocínio e a interação entre os alunos. Apresenta o processo de criação do jogo corrida do plano cartesiano criado pelos próprios autores para a disciplina de História da Matemática, o qual foi ampliado e aplicado em diferentes turmas de ensino médio. Ao discutir essas experiências, são analisados as potencialidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This work addresses the use of games as a resource to make mathematics teaching more dynamic and meaningful. Based on authors in the field, it highlights how games favor the understanding of concepts, the development of reasoning, and interaction among students. It presents the creation process of the "Cartesian Plane Race" game, created by the authors themselves for the History of Mathematics course, which was expanded and applied in different high school classes. In discussing these experiences, the potential and challenges in the teaching and learning process are analyzed.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13329
Data do documento: 2025
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