Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13323
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetizar letrando: descobrindo e reconhecendo a escrita e as suas linguagens
Autor(es): Gimenes, Adrielly Aparecida da Silva
Primeiro orientador: Carvalho, Janaina Nogueira Maia
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados do Projeto de Extensão da UFMS/CPAQ, intitulado Alfabetizar Letrando: descobrindo e reconhecendo a escrita e suas linguagens. O projeto busca promover práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento da leitura e da escrita, articulando alfabetização e letramento. A alfabetização é entendida como a aquisição das habilidades de ler e escrever, possibilitando a codificação e decodificação de palavras e números, enquanto o letramento refere-se ao uso competente dessas habilidades em diferentes práticas sociais. A pesquisa tem como foco o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, especialmente no Pré-Escolar, integrando teoria e prática na formação inicial de professores. O objetivo principal é identificar metodologias e estratégias pedagógicas que favoreçam a alfabetização e o letramento, considerando dimensões cognitivas, sociais e linguísticas das crianças. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Soares (2003), Kleiman (1995), Ferreiro e Teberosky (1999) e Vygotsky (1998), que discutem alfabetização, letramento e a importância do lúdico no processo educativo. As ações ocorrem no CMEI Vereador Ademir Brites, em Aquidauana/MS, por meio da criação de atividades lúdicas e contextualizadas, oficinas para professores conduzidas por acadêmicos de Pedagogia e intervenções em sala de aula com as crianças. Os resultados apontam avanços no interesse pela leitura, na ampliação do vocabulário, na compreensão do sistema de escrita e na autonomia na produção textual. O projeto também favoreceu a troca de saberes e a implementação de práticas pedagógicas mais integradoras e significativas.
Abstract: The present article presents the results of the Extension Project of UFMS/CPAQ, entitled “Literacy Through Letramento: discovering and recognizing writing and its languages.” The project seeks to promote pedagogical practices that support the development of reading and writing, integrating literacy and letramento. Literacy is understood as the acquisition of reading and writing skills, enabling the encoding and decoding of words and numbers, while letramento refers to the competent use of these skills in different social practices. The research focuses on the teaching and learning process of reading and writing in Early Childhood Education, especially in Preschool, integrating theory and practice within the initial training of teachers. The main objective is to identify methodologies and pedagogical strategies that support literacy and letramento, considering the children’s cognitive, social, and linguistic dimensions. The theoretical foundation is based on authors such as Soares (2003), Kleiman (1995), Ferreiro and Teberosky (1999), and Vygotsky (1998), who discuss literacy, letramento, and the importance of playfulness in the educational process. The activities take place at CMEI Vereador Ademir Brites, in Aquidauana/MS, through the creation of playful and contextualized activities, workshops for teachers conducted by Pedagogy undergraduates, and classroom interventions with children. The results show progress in interest in reading, vocabulary expansion, understanding of the writing system, and autonomy in text production. The project also fostered the exchange of knowledge and the implementation of more integrative and meaningful pedagogical practices.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Educação Infantil
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13323
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
33836.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.