Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13213
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO UTILIZADAS POR ENFERMEIROS PARA PROMOVER O AUTOCUIDADO DE ÚLCERAS VARICOSAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): NICOLE MOREL NOCKO
Primeiro orientador: MARIA ANGELICA MARCHETI
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar as estratégias de educação em saúde utilizadas para promover o autocuidado de úlceras venosas. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca nas seguintes bases: Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed, Portal de Periódicos da CAPES e SciELO. Os estudos incluídos foram aqueles publicados entre 2020 e 2025, disponíveis na íntegra, de acesso gratuito, em português, inglês e espanhol. Foram selecionados seis artigos que abordam intervenções educativas voltadas a pessoas com úlcera venosa, predominando ações conduzidas por enfermeiros em atendimentos individuais, grupos, visitas domiciliares e uso de materiais educativos, como vídeos, oficinas, cartilhas e folhetos. Uma escassez de estudos com base teórica consistente e detalhamento metodológico foi observada, o que limita comparações. Verificou-se que a atuação do enfermeiro é central na promoção do autocuidado, destacando-se o uso de materiais impressos e encontros em grupo. Ressalta-se a importância de adequar o conteúdo à literacia em saúde dos usuários. Descritores: úlcera varicosa; insuficiência venosa; educação em saúde; recidiva.
Abstract: The aim of this study was to identify health education strategies used to promote self-care for venous ulcers. This is an integrative literature review, with a search in the following databases: Virtual Health Library, PubMed, CAPES Journal Portal, and SciELO. The studies included were those published between 2020 and 2025, available in full, free access, in Portuguese, English, and Spanish. Six articles were selected that address educational interventions aimed at people with venous ulcers, predominantly conducted by nurses in individual care, groups, home visits, and the use of educational materials such as videos, workshops, booklets, and brochures. A scarcity of studies with a consistent theoretical basis and methodological detail was observed, which limits comparisons. It was found that the nurse’s role is central to promoting self-care, with emphasis on the use of printed materials and group meetings. The importance of adapting the content to the health literacy of users is emphasized. Descriptors: varicose ulcer; venous ulcer; health education; recurrence.
Palavras-chave: úlcera varicosa
insuficiência venosa
educação em saúde
recidiva.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13213
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (INISA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
32825.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.