Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJHENIFFER LETICIA APARECIDA MORAES CAVASSANI-
dc.date.accessioned2025-11-21T12:19:21Z-
dc.date.available2025-11-21T12:19:21Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13209-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the policies and practices of continuing education for literacy teachers in Três Lagoas-MS, combining an analysis of national and municipal normative documents, theoretical frameworks such as Imbernón (2004; 2010), Gatti (2008), Libâneo (2017), and data from semi-structured interviews with teachers from the literacy cycle. The study showed that, although teachers recognize the importance of training and value continuous and dialogue-based initiatives, challenges persist related to the prevalence of a training conception “for” teachers rather than “with” teachers, which is in disagreement with educational theories and guidelines. The research findings also indicate the urgent need to strengthen teacher listening and participation processes, create support and monitoring mechanisms, as well as consolidate the school as the central space for training, making the continuing education policy more effective and contextualized-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada. Alfabetização. Prática docente.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM TRÊS LAGOAS – MS: POLÍTICAS, PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DOCENTESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1PAULO FIORAVANTE GIARETA-
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo analisar as políticas e as práticas de formação continuada de professores alfabetizadores em Três Lagoas-MS, combinando análise de documentos normativos nacionais e municipais, referenciais teóricos como Imbernón (2004; 2010), Gatti (2008), Libâneo (2017) e dados de entrevistas semiestruturadas com docentes do ciclo de alfabetização. O estudo evidenciou que, embora os professores reconheçam a importância da formação e valorizem iniciativas contínuas e dialogadas, persistem desafios relacionados à prevalência de uma concepção de formação “para” e não “com” os professores, em desacordo com teorias e diretrizes educacionais. Os achados da pesquisa também indicam a necessidade urgente de fortalecer processos de escuta e participação docente, criar mecanismos de suporte e acompanhamento, bem como consolidar a escola como espaço central da formação, tornando a política de formação continuada mais efetiva e contextualizada.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
33577.pdf614,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.