Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13209Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | JHENIFFER LETICIA APARECIDA MORAES CAVASSANI | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-21T12:19:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-21T12:19:21Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13209 | - |
| dc.description.abstract | This study aimed to analyze the policies and practices of continuing education for literacy teachers in Três Lagoas-MS, combining an analysis of national and municipal normative documents, theoretical frameworks such as Imbernón (2004; 2010), Gatti (2008), Libâneo (2017), and data from semi-structured interviews with teachers from the literacy cycle. The study showed that, although teachers recognize the importance of training and value continuous and dialogue-based initiatives, challenges persist related to the prevalence of a training conception “for” teachers rather than “with” teachers, which is in disagreement with educational theories and guidelines. The research findings also indicate the urgent need to strengthen teacher listening and participation processes, create support and monitoring mechanisms, as well as consolidate the school as the central space for training, making the continuing education policy more effective and contextualized | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação continuada. Alfabetização. Prática docente. | - |
| dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM TRÊS LAGOAS – MS: POLÍTICAS, PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DOCENTES | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | PAULO FIORAVANTE GIARETA | - |
| dc.description.resumo | Este estudo teve por objetivo analisar as políticas e as práticas de formação continuada de professores alfabetizadores em Três Lagoas-MS, combinando análise de documentos normativos nacionais e municipais, referenciais teóricos como Imbernón (2004; 2010), Gatti (2008), Libâneo (2017) e dados de entrevistas semiestruturadas com docentes do ciclo de alfabetização. O estudo evidenciou que, embora os professores reconheçam a importância da formação e valorizem iniciativas contínuas e dialogadas, persistem desafios relacionados à prevalência de uma concepção de formação “para” e não “com” os professores, em desacordo com teorias e diretrizes educacionais. Os achados da pesquisa também indicam a necessidade urgente de fortalecer processos de escuta e participação docente, criar mecanismos de suporte e acompanhamento, bem como consolidar a escola como espaço central da formação, tornando a política de formação continuada mais efetiva e contextualizada. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 33577.pdf | 614,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

