Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJAQUELINE GONÇALVES LARREA-
dc.date.accessioned2025-11-19T12:56:33Z-
dc.date.available2025-11-19T12:56:33Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13181-
dc.description.abstractIn Brazil, leishmaniasis is a significant One Health problem, as it presents different clinical forms and involves various parasite species, characterizing it as a complex eco-epidemiological phenomenon. Therefore, this research aimed to propose continuing education for elementary school science teachers in the Municipal Education Network (REME) of Campo Grande-MS, focusing on critical and reflective environmental education based on the principles of One Health, aiming to contribute to the prevention of the spread of leishmaniasis in dogs and humans. To this end, documentary research, an epidemiological survey, and questionnaires were conducted, the responses to which were analyzed using Discursive Textual Analysis. The results indicated a high number of leishmaniasis cases in Campo Grande, gaps in the systematic approach to the topic in the REME Curriculum Framework, and difficulties reported by teachers in integrating the theme into the teaching process. However, they also highlighted the recognition of the subject's relevance and the need for adequate pedagogical support. The Continuing Education proposal, built upon these findings, seeks to integrate theory and practice, promoting scientific literacy, interdisciplinarity, and critical awareness. Thus, the proposed training is based on collaborative methodologies, action research, and case analysis, seeking to enhance teacher autonomy, pedagogical innovation, and the ethical-political commitment of teachers to social and environmental transformation, in line with the principles of Freire, Imbernón, and Boff. It is concluded that this proposal can support teaching work and strengthen educational actions aligned with One Health, contributing to the fight against leishmaniasis in the local context.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectsaúde única-
dc.subjectformação de professores-
dc.subjecteducação ambiental.-
dc.titleA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA SAÚDE ÚNICA PARA O ENFRENTAMENTO DAS LEISHMANIOSES EM CAMPO GRANDE-MS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vera de Mattos Machado-
dc.description.resumoNo Brasil, as leishmanioses são um importante problema de Saúde Única, visto que, apresenta diferentes formas clínicas e várias espécies de parasitas envolvidas, o que as caracteriza como um complexo fenômeno ecoepidemiológico. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral propor uma formação continuada para professores de Ciências do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande-MS, com enfoque na Educação Ambiental crítica e reflexiva, fundamentada nos princípios da Saúde Única, visando contribuir para a prevenção da disseminação da leishmaniose em cães e humanos. Para isto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, levantamento epidemiológico e aplicação de questionários, cujas respostas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram lacunas na abordagem sistemática do tema no Referencial Curricular da REME e dificuldades relatadas pelos docentes em integrar a temática ao processo de ensino. Contudo, também evidenciaram o reconhecimento da relevância do assunto e a necessidade de suporte pedagógico adequado. A proposta de Formação Continuada construída a partir desses achados busca integrar teoria e prática, promovendo alfabetização científica, interdisciplinaridade e consciência crítica. Dessa forma, a proposta da formação é pautada em metodologias colaborativas, pesquisa-ação e análise de casos, buscando potencializar a autonomia docente, a inovação pedagógica e o compromisso ético-político dos professores com a transformação social e ambiental, em consonância com os fundamentos de Freire, Imbernón e Boff. Conclui-se que tal proposta pode subsidiar o trabalho docente e fortalecer ações educativas alinhadas à Saúde Única, contribuindo para o enfrentamento das leishmanioses no contexto local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - final.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.