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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSUNAMITA DOS SANTOS ANDRADE PRUDENTE-
dc.date.accessioned2025-11-19T02:25:45Z-
dc.date.available2025-11-19T02:25:45Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13165-
dc.description.abstractThis research sought to understand how these teaching resources could enhance learning, helping to overcome common difficulties in the traditional approach to mathematics. The methodology adopted was qualitative, with the research conducted in a private school in the municipality of Naviraí/MS, with a 5th-grade class in elementary school. Data were collected through classroom observations, the development of tasks with manipulable materials (such as fraction discs and bars), and records of student performance and engagement during the process. The results obtained included an expansion of students' conceptual understanding of fractions, greater participation in classes, and the development of logical reasoning and autonomy.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAnos Iniciais-
dc.subjectEducação Matemática-
dc.subjectFrações-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleAS POTENCIALIDADES DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1CELIA REGINA DE CARVALHO-
dc.description.resumoA pesquisa buscou compreender como esses recursos didáticos poderiam favorecer a aprendizagem, contribuindo para superar as dificuldades comuns na abordagem tradicional da matemática. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, sendo a pesquisa realizada em uma escola privada do município de Naviraí/MS, com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos por meio de observações em sala de aula, desenvolvimento de tarefas com materiais manipuláveis (como discos e barras de frações) e registros do desempenho e envolvimento dos estudantes durante o processo. Os resultados obtidos incluíram a ampliação da compreensão conceitual dos alunos sobre frações, maior participação nas aulas e desenvolvimento do raciocínio lógico e da autonomia.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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