Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13165Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | SUNAMITA DOS SANTOS ANDRADE PRUDENTE | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-19T02:25:45Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-19T02:25:45Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13165 | - |
| dc.description.abstract | This research sought to understand how these teaching resources could enhance learning, helping to overcome common difficulties in the traditional approach to mathematics. The methodology adopted was qualitative, with the research conducted in a private school in the municipality of Naviraí/MS, with a 5th-grade class in elementary school. Data were collected through classroom observations, the development of tasks with manipulable materials (such as fraction discs and bars), and records of student performance and engagement during the process. The results obtained included an expansion of students' conceptual understanding of fractions, greater participation in classes, and the development of logical reasoning and autonomy. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
| dc.subject | Anos Iniciais | - |
| dc.subject | Educação Matemática | - |
| dc.subject | Frações | - |
| dc.subject.classification | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
| dc.title | AS POTENCIALIDADES DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | CELIA REGINA DE CARVALHO | - |
| dc.description.resumo | A pesquisa buscou compreender como esses recursos didáticos poderiam favorecer a aprendizagem, contribuindo para superar as dificuldades comuns na abordagem tradicional da matemática. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, sendo a pesquisa realizada em uma escola privada do município de Naviraí/MS, com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos por meio de observações em sala de aula, desenvolvimento de tarefas com materiais manipuláveis (como discos e barras de frações) e registros do desempenho e envolvimento dos estudantes durante o processo. Os resultados obtidos incluíram a ampliação da compreensão conceitual dos alunos sobre frações, maior participação nas aulas e desenvolvimento do raciocínio lógico e da autonomia. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPNV) | |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

