Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13085
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA MATERNA DOS POVOS INDÍGENAS GUARANÍ/KAIOWÁ DA RESERVA INDÍGENA DE SASSORÓ
Autor(es): FRANCILEYNE DUARTE VERA
Primeiro orientador: TATIANA BRAZ RIBEIRAL
Resumo: O artigo tem por objetivo analisar a valorização da língua materna dos povos indígenas Guarani Kaiowá da reserva indígena de Sassoró, em Tacuru, Mato Grosso do Sul, a partir da aprovação da Lei nº.848/2010. Tacuru abriga duas reservas indígenas: a Aldeia Sassoró e a Aldeia Jaguapiré, ambas habitadas pela etnia Guarani Kaiowá. O município foi o segundo do Brasil a adotar a língua materna como segunda língua oficial. Neste trabalho refletimos acerca dos resultados e impactos da cooficialização da língua guarani na Aldeia de Sassoró. Para analisar o impacto da cooficialização da língua indígena na aldeia de Sassoró, em especial, na área da educação indígena, a pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como técnicas a análise documental da Lei Municipal nº848/2010 e uma entrevista semiestruturada com o professor e líder indígena Ezaul Martins, ex-vereador e autor do projeto de cooficialização da língua Guarani, em Tacuru. A análise interpretativa dos dados buscou compreender o processo político e educacional de valorização da Língua Materna e seu impacto nas práticas bilíngues locais. Os resultados da cooficialização da língua guarani apontam para a valorização da língua materna por meio da ampliação de professores indígenas e/ou bilíngues trabalhando nas escolas indígenas e pela valorização da alfabetização em duas línguas: o português e o guarani. Todavia, os esforços devem ser continuados para que políticas públicas educacionais possam ser, efetivamente, implementadas com recursos orçamentários e humanos dignos do que preconiza a Constituição Federal de 1988. Palavras-chave: Cooficialização da língua guarani; políticas públicas indígenas; educação
Abstract: This article aims to analyze the valorization of the mother tongue of the Guarani Kaiowá indigenous people of the Sassoró indigenous reserve in Tacuru, Mato Grosso do Sul, following the approval of Law No. 848/2010. Tacuru is home to two indigenous reserves: the Sassoró Village and the Jaguapiré Village, both inhabited by the Guarani Kaiowá ethnic group. The municipality was the second in Brazil to adopt the mother tongue as a second official language. In this work, we reflect on the results and impacts of the co-officialization of the Guarani language in the Sassoró Village. To analyze the impact of the co-officialization of the indigenous language in the Sassoró Village, especially in the area of ​​indigenous education, the research, with a qualitative approach, used as techniques the documentary analysis of Municipal Law No. 848/2010 and a semi-structured interview with the teacher and indigenous leader Ezaul Martins, former councilman and author of the project for the co-officialization of the Guarani language in Tacuru. The interpretative analysis of the data sought to understand the political and educational process of valuing the Mother Tongue and its impact on local bilingual practices.The results of the co-officialization of the Guarani language point to the valuing of the mother tongue through the expansion of indigenous and/or bilingual teachers working in indigenous schools and through the promotion of literacy in two languages: Portuguese and Guarani. However, efforts must be continued so that educational public policies can be effectively implemented with budgetary and human resources worthy of what is advocated by the 1988 Federal Constitution. Keywords: Co-officialization of the Guarani language; indigenous public policies; indigenous education; Tacuru; Sassoró Indigenous Village
Palavras-chave: Cooficializaçãoda Língua Guarani
políticas públicas indígenas
educação
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13085
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
31798.pdf468,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.