Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13070| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR COMO MEDIADORA ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E INCLUSÃO |
| Autor(es): | GABRIELI BIANCA LIMA VICENTE |
| Primeiro orientador: | MARIA DAS GRACAS FERNANDES DE AMORIM DOS REIS |
| Resumo: | Este estudo aborda sobre o papel da gestão escolar como mediadora na relação entre família e escola, especialmente no processo de aceitação das famílias e inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas públicas municipais de Naviraí-MS. O objetivo principal da pesquisa foi destacar as contribuições da gestão escolar para a efetivação de práticas inclusivas, considerando sua relevância como mediadora entre a escola e a família. A metodologia adotada foi qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, fundamentada em levantamento bibliográfico e em questionários semiestruturados respondidos por três gestores de escolas públicas municipais que atendem ao ensino fundamental. Os resultados evidenciam que, embora haja avanços significativos nas práticas inclusivas, persistem desafios relacionados à infraestrutura das instituições, à aceitação do diagnóstico por parte das famílias e, em alguns casos, à resistência de determinados familiares em manter contato com a escola. Ainda assim, reafirma-se que a parceria entre escola e família é indispensável para assegurar a inclusão, a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. |
| Abstract: | This study addresses the role of school management as a mediator in the relationship between families and schools, particularly in the process of family acceptance and inclusion of students with special needs in municipal public schools in Naviraí, Mato Grosso do Sul. The main objective of the research was to highlight the contributions of school management to the implementation of inclusive practices, considering its relevance as a mediator between school and family. The methodology adopted was qualitative, descriptive-exploratory, based on a bibliographical survey and semi-structured questionnaires completed by three administrators of municipal public schools that provide elementary education. The results show that, although there have been significant advances in inclusive practices, challenges remain related to the institutions' infrastructure, family acceptance of the diagnosis, and, in some cases, the resistance of certain family members to maintaining contact with the school. Nevertheless, it reaffirms that the partnership between school and family is essential to ensure inclusion, learning, and the comprehensive development of students. |
| Palavras-chave: | Gestão escolar Família Inclusão Aprendizagem. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13070 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPNV) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

