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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR COMO MEDIADORA ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E INCLUSÃO
Autor(es): GABRIELI BIANCA LIMA VICENTE
Primeiro orientador: MARIA DAS GRACAS FERNANDES DE AMORIM DOS REIS
Resumo: Este estudo aborda sobre o papel da gestão escolar como mediadora na relação entre família e escola, especialmente no processo de aceitação das famílias e inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas públicas municipais de Naviraí-MS. O objetivo principal da pesquisa foi destacar as contribuições da gestão escolar para a efetivação de práticas inclusivas, considerando sua relevância como mediadora entre a escola e a família. A metodologia adotada foi qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, fundamentada em levantamento bibliográfico e em questionários semiestruturados respondidos por três gestores de escolas públicas municipais que atendem ao ensino fundamental. Os resultados evidenciam que, embora haja avanços significativos nas práticas inclusivas, persistem desafios relacionados à infraestrutura das instituições, à aceitação do diagnóstico por parte das famílias e, em alguns casos, à resistência de determinados familiares em manter contato com a escola. Ainda assim, reafirma-se que a parceria entre escola e família é indispensável para assegurar a inclusão, a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos.
Abstract: This study addresses the role of school management as a mediator in the relationship between families and schools, particularly in the process of family acceptance and inclusion of students with special needs in municipal public schools in Naviraí, Mato Grosso do Sul. The main objective of the research was to highlight the contributions of school management to the implementation of inclusive practices, considering its relevance as a mediator between school and family. The methodology adopted was qualitative, descriptive-exploratory, based on a bibliographical survey and semi-structured questionnaires completed by three administrators of municipal public schools that provide elementary education. The results show that, although there have been significant advances in inclusive practices, challenges remain related to the institutions' infrastructure, family acceptance of the diagnosis, and, in some cases, the resistance of certain family members to maintaining contact with the school. Nevertheless, it reaffirms that the partnership between school and family is essential to ensure inclusion, learning, and the comprehensive development of students.
Palavras-chave: Gestão escolar
Família
Inclusão
Aprendizagem.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13070
Data do documento: 2025
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