Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13044
Tipo: Dissertação
Título: A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO SOBRE OS BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO PERMANÊNCIA NA UFMS CÂMPUS DO PANTANAL
Autor(es): Gonçalina Francisca de Oliveira
Primeiro orientador: Fabiano Quadros Ruckert
Resumo: RESUMO A presente dissertação analisa os resultados de uma pesquisa desenvolvida junto ao Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN), na Linha de Pesquisa “Gênero e sexualidades, cultura, educação e saúde”. O trabalho insere-se no campo da Sociologia da Educação, à medida que busca examinar as relações entre a democratização do Ensino Superior e a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituída por meio do Decreto n.º 7.234/2010. O objetivo geral do estudo consiste em identificar, nas políticas públicas, os meios fornecidos pelo governo para a permanência dos estudantes de origem popular no Ensino Superior público, e as medidas adotadas pelos órgãos federais para reduzir as adversidades vivenciadas pelos alunos durante a graduação. O objetivo específico centra-se nas percepções elaboradas por 16 discentes contemplados pelo Auxílio Permanência sobre a experiência de cursar o Ensino Superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como nas estratégias que criam para superar os obstáculos. Esses estudantes residem em Corumbá, no Mato Grosso do Sul (MS), e no biênio 2023-2024 estavam cursando a graduação na UFMS, no CPAN. Em seu escopo mais amplo, a pesquisa aborda os significados do Ensino Superior para estudantes procedentes de famílias com baixa renda, que recebem o Auxílio Permanência, e apresenta uma reflexão sobre as relações que estes discentes estabelecem com as iniciativas do Estado e com a própria universidade. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cuja metodologia conta com quatro etapas: i) foi realizada a revisão bibliográfica sobre o tema; ii) foram identificados os discentes do CPAN que se enquadravam na condição de vulnerabilidade; iii) foi aplicado um questionário semiestruturado para coletar informações sobre os participantes; iv) foram usadas Cartas Pedagógicas para conhecer as percepções dos beneficiários. Teoricamente, a pesquisa dialoga com a Sociologia da Educação e se aproxima da concepção freiriana de educação como experiência dialógica pautada na escuta e na valorização dos saberes discentes. A partir da articulação entre a empiria da produção e coleta de dados e a interpretação teórica, refletimos sobre as intencionalidades e os resultados do Auxílio Permanência, dentro do contexto mais amplo da PNAES. Palavras-chave: Ensino Superior; Assistência Estudantil; Auxílio Permanência; Sociologia da Educação; democratização do Ensino Superior.
Abstract: ABSTRACT This dissertation analyzes the results of a study carried out within the Master’s Program in Education of the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), Pantanal Campus (CPAN), in the Research Line “Gender and Sexualities, Culture, Education, and Health.” The study is situated in the field of the Sociology of Education, as it seeks to examine the relationship between the democratization of Higher Education and the National Student Assistance Policy (PNAES), established through Decree No. 7,234/2010. The general objective of this research is to identify, within public policies, the means provided by the government to ensure the permanence of students from working-class backgrounds in public Higher Education, as well as the measures adopted by federal agencies to reduce the adversities experienced by students during their undergraduate studies. The specific objective focuses on the perceptions developed by sixteen students who received the Permanence Aid regarding their experience of pursuing Higher Education under conditions of socioeconomic vulnerability, as well as the strategies they create to overcome obstacles. These students live in Corumbá, Mato Grosso do Sul (MS), and during the 2023–2024 biennium were enrolled in undergraduate programs at UFMS, CPAN. More broadly, the research addresses the meanings of Higher Education for low-income students who receive the Permanence Aid and offers a reflection on the relationships these students establish with state initiatives and with the university itself. This is a qualitative study, whose methodology consists of four stages: (i) a literature review on the topic; (ii) the identification of CPAN students who fit the condition of vulnerability; (iii) the application of a semi-structured questionnaire to collect information from participants; and (iv) the use of Pedagogical Letters to capture the perceptions of the beneficiaries. Theoretically, the study dialogues with the Sociology of Education and draws on the Freirean conception of education as a dialogical experience grounded in listening and valuing students’ knowledge. From the articulation between empirical data collection and theoretical interpretation, the research reflects on the intentions and outcomes of the Permanence Aid within the broader context of PNAES. Keywords: Higher Education; Student Assistance; Permanence Aid; Sociology of Education; democratization of Higher Education.
Palavras-chave: .Ensino Superior. Assistência Estudantil. Sociologia da Educação. Auxílio Permanência. Democratização do Ensino Superior.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13044
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RV FINAL - Lina - 3.11.2025.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.