Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13034
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Entre a aldeia e a escola: A criança indígena e suas brincadeiras
Autor(es): JUSCELINO CORREA LIPU
ADÉLIO DE ALMEIDA
Primeiro orientador: JANAINA NOGUEIRA MAIA CARVALHO
Resumo: O presente estudo tem como objetivo contribuir para a valorização e preservação da cultura indígena Terena, com ênfase no resgate de saberes e práticas tradicionais frequentemente esquecidos no contexto escolar. A pesquisa analisa a relevância do brincar no ambiente coletivo da escola, compreendido como prática essencial para o fortalecimento de vínculos, a preservação da identidade cultural e a redução do uso excessivo de dispositivos digitais, cujo impacto negativo se manifesta em quadros de ansiedade, irritabilidade, distúrbios de sono e de alimentação, refletindo diretamente no desempenho e na aprendizagem das crianças. O estudo fundamentou-se em levantamento bibliográfico, especialmente na perspectiva da sociologia da infância, que reconhece a criança como ator social e a infância como categoria geracional. Além disso, foi realizado trabalho de campo na comunidade da Aldeia Limão Verde, junto à Escola Municipal Indígena Pólo Lutuma Dias, localizada em Aquidauana/MS. A análise dos dados obtidos com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental evidenciou a urgência de resgatar e valorizar as brincadeiras tradicionais Terena, dada sua relevância para a formação cultural e educacional das novas gerações. Observou-se que o contato intensificado com a sociedade envolvente tem contribuído para o enfraquecimento de práticas culturais ancestrais, reforçando a necessidade de registro, documentação e transmissão desses saberes. Conclui-se que a valorização das brincadeiras tradicionais constitui uma estratégia fundamental para fortalecer o diálogo entre tradição e educação escolar indígena, promovendo maior integração entre crianças, professores e comunidade. Palavras-chave: Brincadeiras Terena; Cultura; Educação Escolar Indígena
Abstract: This study aims to contribute to the appreciation and preservation of the Terena indigenous culture, with an emphasis on rescuing traditional knowledge and practices that are frequently forgotten in the school context. The research analyzes the relevance of play in the collective school environment, understood as an essential practice for strengthening bonds, preserving cultural identity, and reducing the excessive use of digital devices, whose negative impact manifests itself in cases of anxiety, irritability, sleep and eating disorders, directly reflecting on the performance and learning of children. The study was based on a bibliographic survey, especially from the perspective of the sociology of childhood, which recognizes the child as a social actor and childhood as a generational category. In addition, fieldwork was carried out in the community of the Limão Verde Village, together with the Pólo Lutuma Dias Indigenous Municipal School, located in Aquidauana/MS.
Palavras-chave: brincadeiras Terena
Cultura
Educação Escolar Indígena
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13034
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
32879.pdf4,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.