Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13017
Tipo: Dissertação
Título: O ETERNO AMANHECER: INTERDISCIPLINARIDADE E ESTUDOS CULTURAIS NAS DISPUTAS PELAS LINGUAGENS, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA DO FILME ROJO AMANECER (MÉXICO)
Autor(es): PRISCILA ROBERTA ALVES LEMOS
Primeiro orientador: Fabio da Silva Sousa
Resumo: Esta pesquisa pretende analisar a obra audiovisual Rojo Amanecer (1990), que tem como temática o evento histórico mexicano conhecido como o Massacre de Tlatelolco, ocorrido em 1968, com olhar nas relações de memória, trauma, resistência. Como base metodológica, serão utilizados os conceitos de Cultura de Mídia, de Douglas Kellner (2001); Mediações Culturais, de Jesús Martín-Barbero (1997) e; Linguagens em diálogo com os caminhos metodológicos e audiovisuais de Marcos Napolitano (2011). O trabalho será apresentado em três capítulos. No primeiro capítulo será apresentado o contexto do México nas décadas de 1960 e 1980, períodos em que acontecem os eventos do massacre e da obra. O segundo capítulo será a apresentação da obra Rojo Amanecer, o contexto de sua produção e elenco até sua estreia. No terceiro capítulo, abordaremos as políticas de memória de Tlatelolco e a repercussão de Rojo Amanecer nas redes sociais.
Abstract: This research aims to analyze the audiovisual work Rojo Amanecer (1990), which thematically addresses the Mexican historical event known as the Tlatelolco Massacre, occurred in 1968, focusing on memory, trauma, and resistance. As a methodological basis, the concepts of Media Culture by Douglas Kellner (2001), Cultural Mediation by Jesús Martín-Barbero (1997), and Languages in dialogue with the methodological and audiovisual approaches of Marcos Napolitano (2011) will be used. The work will be presented in three chapters. The first chapter will introduce the context of Mexico in the 1960s and 1980s, periods during which the massacre and the film took place. The second chapter will present the work Rojo Amanecer, its production context, and cast leading up to its debut. In the third chapter, we will discuss the memory policies related to Tlatelolco and the repercussion of Rojo Amanecer on social media.
Palavras-chave: Tlatelolco
Cinema
Memória
Cultura de Mídia
Mediações Culturais
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13017
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - Priscila Roberta Alves Lemos.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.