Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13009| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | GESTÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM DO CICLO PDCA PARA ELEVAÇÃO DO RENDIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM AVALIAÇÕES EXTERNAS |
| Autor(es): | NEIDE DUTRA DA CRUZ |
| Primeiro orientador: | SIMONE GEITENES COLOMBO |
| Resumo: | A busca por melhores resultados na educação tem motivado governantes a implementar ações capazes de gerar impactos significativos, de forma semelhante há empresas que adotam ferramentas que otimizam decisões e apresentam resultados significativos. Considerando o potencial dessas ferramentas no contexto educacional, este estudo de caso aplicou o ciclo PDCA ((Plan), Executar (Do), Verificar (Check) e Agir (Act)) em uma escola pública da rede estadual de Nova Andradina – MS, no primeiro semestre de 2025, a fim de obter melhores resultados nos indicadores de matemática da educação básica do Brasil. Nas turmas do 4º A e B, 5ºA e 9ºA. O PDCA foi implementado com apoio das ferramentas Brainstorming e 5W1H, possibilitando acompanhamento sistemático das ações e orientações de estratégias pedagógicas eficientes. Em suma, ao final do ciclo, foi possível padronizar práticas que auxiliam professores e gestores na tomada de decisões mais assertivas, promovendo melhoria contínua do desempenho dos estudantes e consolidando uma cultura de aperfeiçoamento na escola. |
| Abstract: | The pursuit of better results in education has motivated governments to implement actions capable of generating significant impacts, similarly to how companies adopt tools that optimize decisions and deliver significant results. Considering the potential of these tools in the educational context, this case study applied the PDCA cycle (Plan, Do, Check, Act) in a public school in the state network of Nova Andradina – MS, in the first semester of 2025, in order to obtain better results in the mathematics indicators of basic education in Brazil. The study focused on the 4th A and B, 5th A, and 9th A classes. The PDCA cycle was implemented with the support of Brainstorming and 5W1H tools, enabling systematic monitoring of actions and guidance on efficient pedagogical strategies. In short, at the end of the cycle, it 2 was possible to standardize practices that assist teachers and administrators in making more assertive decisions, promoting continuous improvement in student performance and consolidating a culture of improvement in the school. |
| Palavras-chave: | PDCA educação básica padronização indicadores. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13009 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Engenharia de Produção - Bacharelado (CPNA) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

